2007-04-13 13:49:00
É preciso uma mobilização nacional contra a intenção do presidente Lula de prorrogar a CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) até 2011. O imposto vence esse ano e Lula já discute a prorrogação por mais 4 anos. A CPMF onera diretamente toda a população , já que é praticamente impossível viver sem depender dos serviços bancários. Além de ser um imposto que tem efeito cascata, a sua destinação é duvidosa, já que a saúde pública está um caos. A CPMF já foi longe demais!
A CPMF passou a vigorar em 23 de janeiro de 1997, baseado na edição da Lei nº 9.311, de 24 de outubro de
Em 2006 o governo arrecadou R$ 32,5 bilhões com a CPMF. A maioria das pessoas não fazem cálculo de quanto pagam desse imposto mensalmente. Quando se cria uma receita provisoriamente ela tende a ficar permanente. É como o Fundersul que foi criado pelo governo Zeca para quatro anos, foi prorrogado e agora o governo de André Puccinelli já avisou que vai manter o imposto. O CPMF foi assim. Era para dois anos, foi prorrogado para mais três, para mais quatro e agora Lula quer prorrogar para mais quatro.
Se pelo menos a saúde tivesse melhorado no Brasil, mas o que vemos, mesmo depois de termos contribuído com mais de R$ 200 bilhões desde a criação da CPMF, são hospitais sucateados, pacientes na fila de espera, falta de remédios nos postos de saúde e pessoas perdendo a vida por falta de atendimento médico.
Faz um ano que a CPI dos Correios foi concluída e ela propôs a criação de um sistema nacional de combate à corrupção, mas nada foi feito. Os políticos não têm interesse em acabar com a corrupção, desvios de verbas e com a farra com o imposto que pagamos. Não podemos aceitar a prorrogação da CPMF calados. Os órgãos que representam principalmente o setor produtivo precisam começar a se mobilizar contra esse imposto e fazer um movimento nacional.