12.9 C
Amambai
terça-feira, 1 de julho de 2025

Amambai realizou a 4ª Feira do Peixe Vivo

2007-04-13 11:19:00

                A Prefeitura de Amambaí, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a APA (Associação dos Piscicultores de Amambaí), realizaram nos dias 4 e 5 de abril, quinta e sexta-feira, a 4ª Feira do Peixe Vivo. A iniciativa é teve o apoio da Fundesc – Fundação de Desporto e Cultura.

                O evento teve como objetivo principal oferecer no período da Semana Santa um pescado de qualidade a preço acessível, que possibilitou a população cumprir a tradição alimentar do período Santo. Foram comercializados cerca de 3,5 toneladas de peixes das espécies pacu, carpa, tambacu, tambaqui, catfish e filé de tilápia. Dez produtores estiveram participando da Feira. Durante o ano a produção é vendida nos pesque pague e no comércio local. A produção anual atinge 40 toneladas. No município existem 70 piscicultores cadastrados.

                Além do peixe, os visitantes puderam conferir a exposição de artesanato da Casa do Artesão, culinária a base de peixe preparada na hora – peixe frito, caldo de peixe, entre outros, nas barracas do Lar do Idoso, Associação Mãos Que Fazem Arte, Unificam e de Piscicultores – e música ao vivo com a banda Léo Francis. Esse ano, a exemplo do ano passado, foram distribuídos no evento panfletos com informações nutricionais sobre o peixe e com receitas. Outras novidades desta edição da Feira do Peixe Vivo foi o concurso do maior peixe, paródia de pescadores, aberta a todos que quiseram contar um causo. O concurso do maior peixe teve como ganhadores os produtores Ildo Rossi/Chácara Engenho Velho/1º lugar, peixe tambaqui, pesando 2.374Kg; Evilázio Gomes da Silva/Fazenda Nova Esperança/2º lugar, peixe tambacu, pesando 1.950 Kg e em 3º lugar o produtor Davi Candido Machado/Fazenda Barra da Mata, peixe pacú, pesando 1.350Kg.

                De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Zélia Rodrigues Borges, a orientação do prefeito Sérgio Barbosa é para fomentar a atividade no sentido de tornar o município referência na criação de peixes. “Nestes dois anos ampliamos o numero de produtores, distribuídos mais de 100 mil alevinos e estamos viabilizando parcerias para aumentar a produção e garantir a comercialização”, afirmou a Secretária. Para o Presidente da APA, Davi Candido Machado, o apoio recebido da administração tem sido fundamental para o desenvolvimento da atividade. “Sem o apoio da prefeitura não conseguiríamos manter a nossa atividade e nem expandi-la”, falou Machado.

                O prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa, presente na feira, afirmou que a administração municipal tem incentivado a atividade. “Entendemos que a criação de peixe possa ser mais uma fonte de renda na propriedade rural. Além disso, é um produto rico em proteína e saudável ao consumo”, disse o prefeito.

Apoio da Prefeitura – A secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico mantém programa de incentivo à piscicultura. A execução do projeto pelo município, entre outros benefícios, possibilita apoio institucional aos piscicultores na reforma de açudes, doação de alevinos, calcário, adubação, assistência técnica, cursos de capacitação, orientação para licença ambiental e comercialização através da Feira e da Cooperbai (Cooperativa de Produtores em Agricultura e Pecuária de Amambaí), recentemente criada com o apoio da prefeitura.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 01 de julho de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete