2007-04-13 09:07:00
O vereador e Presidente da Câmara de Vereadores de Amambai, Osvaldo Machado Franco, o Coconho (PR), quer desenvolver um projeto com 19 familias indígenas para a atividade produtiva. Coconho diz que vai pedir ajuda ao Senador Delcídio do Amaral (PT), que estará em Amambai nesta sexta-feira.
Segundo Coconho, o projeto consiste em auxiliar as famílias a produzirem alguns produtos como legumes e verduras, em pequena escala para a subsistência, como abóbora, feijão, chuchu, quiabo, entre outros. Na opinião do vereador, o índio precisa de apoio para esse tipo de atividade, e não adianta tentar cultivar outros tipos de culturas como soja, mandioca e girassol, que são rentáveis para grande escala. “O índio precisa de apoio e já tivemos experiência nesse sentido no passado e que deu certo”, disse.
Coconho se refere a um trabalho desenvolvido por ele em 2000, quando ajudou algumas famílias a produzirem no próprio pedaço de terra na aldeia, produtos para a subsistência. “Vou pedir ao Senador que me ajude com óleo diesel para fazer o preparo de terra para fazer o plantio, depois as próprias famílias vão cuidar com alguma supervisão técnica”, avaliou Coconho.
Além desse pedido, Coconho levará ao senador outros assuntos importantes para o município, como uma discussão sobre uma alíquota diferenciada para a região de fronteira, já que os produtos vendidos no Paraguai, estão muito mais abaixo do preço dos brasileiros e por isso o comércio não pode competir. “Se não for feito alguma coisa nesse sentido, nós corremos o risco de vermos as portas do comércio do lado de cá fechando”, disse.
A CPMF também será outro assunto lembrado pelo vereador ao Senador Delcídio. “Vou pedir ao senador que ajude o país a mobilizar-se contra a prorrogação desse imposto, que onera muito a toda a população que depende das operações bancárias para efetuarem pagamentos ou receberem seus salários”, concluiu.