18.8 C
Amambai
domingo, 22 de junho de 2025

Artista plástica quer fazer museu em Corumbá

2007-04-12 06:18:00

A artista plástica Izulina Xavier pretende fazer um museu a céu aberto em Corumbá. No espaço a artista vai expor peças que retratam figuras políticas da região e painéis que contam a história do município.

Izulina ressalta que com o museu ela gostaria de resgatar a história de Corumbá. “Eu acho que quem tem dom para ser artista tem que se preparar e tem que lutar pela arte. A arte marca época, marca pessoas, marca o mundo. Assim, pretendo fazer o possível para marcar a época da nossa vivência. Quero com esse museu poder mostrar a história de Corumbá, com imagens das personalidades políticas, das escolas de samba e do Pantanal”, completa a artista.

A artista já esculpiu vários artesanatos que farão parte do museu, como 22 quadros onde ela relata a história de Corumbá de 1543 a 1800, desde a fauna e flora da região, etnias e fundação do município. Foram esculpidas também estátuas do primeiro prefeito do município e primeiro governador de Mato Grosso do Sul.

Para a artista a maior dificuldade para terminar o museu é a falta de verba. “Se eu conseguisse apoio, terminaria logo o museu, mas enquanto isso, faço a minha parte, vou esculpindo as estátuas, que é o que depende do meu trabalho. Assim, deixo tudo pronto e quem sabe alguém resolve me ajudar a formar o museu”, ressalta.

O terreno onde estão expostas as peças fica aberto à visitação. Cerca de 5 ônibus de turistas, diariamente, visitam as obras da artista. Os artesanatos são confeccionados em pó de pedra, cerâmica e entalhes de madeira, e retratam figuras sacras, animais do Pantanal e passagens históricas de Corumbá.

O terreno fica localizado na Rua Cuiabá, nº 558.
Mais informações: (67) 3231-2040.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 20 de junho de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete