2012-04-30 19:20:00
O uso de produtos naturais pode ser eficaz para amenizar sintomas
Daniele Niki
Quem nunca teve uma dor de barriga repentina, em que a mãe ou a avó receitasse um chá de boldo para curar o mal estar? Pois este é o caso do estudante Rafael Moura. Ele utiliza diversas ervas e plantas para fazer remédios caseiros como a camomila, usada como calmante; o chá de boldo, para dores no estomago e a erva cidreira, que serve como analgésico. Mas será que essas plantas realmente funcionam como remédios?
De acordo com o clínico geral Anastácio coronel, sim. Os remédios caseiros, se usados corretamente, podem ajudar no combate de algumas doenças e mal estares do dia a dia. É a chamada fitoterapia, o estudo das plantas medicinais e suas aplicações nas curas de doenças. Mas não são todas as ervas que funcionam. Segundo o médico, se não manipuladas corretamente, os chamados “remédios naturais” podem prejudicar a saúde. “Não é porque é um remédio natural que ele vai ser isento de risco. Algumas plantas podem conter substancias tóxicas que podem causar contaminação ou alergia”, alerta o médico.
Preparo
A maioria dos remédios naturais podem ser consumidos através de chás. Existem duas maneiras de prepará-los. A infusão, que consiste em despejar água fervente sobre a planta e depois abafar (este é um processo utilizado para flores e folhas). E a cocção, que consiste em cozinhar a planta. Esse processo deve ser restrito as raízes, cascas e sementes.
Algumas plantas têm o poder de amenizar as dores, mas não é recomendado o uso freqüente. “Vale ressaltar que qualquer remédio natural não pode ser usado em grande quantidade, pois causam intoxicação”, afirma o clínico geral. A melhor saída é procurar um médico que possa orientá-lo sobre o tema.