25.4 C
Amambai
quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Após 3,3 anos, Aguiar deixa secretaria para disputar eleições

2012-03-23 08:28:00

Vilson Nascimento

O vice-prefeito de Amambai, José Aparecido Aguiar (DEM) anunciou essa semana, que vai deixar, no próximo dia 30 de março, a Secretaria de Indústria, Comércio e Geração de Emprego e Renda do município para disputar as eleições 2012.

Aguiar deverá ser mantido pelo grupo político como o vice-prefeito na eventual candidatura à reeleição do atual prefeito do município, Dirceu Lanzarini, que é do Partido da República (PR).

O vice-prefeito vai deixar o cargo de secretário municipal por conta das exigências da legislação eleitoral, que determina que pretensos candidatos a cargos eletivo que exerçam a função pública como ordenador de despeças em cargo de livre nomeação devem se afastar das funções com 6 meses de antecedência. “Pela legislação teríamos até o dia 5 de abril para deixar o cargo, mas em comum acordo com o prefeito Dirceu Lanzarini decidimos nos afastar já no final deste mês”, ressalta Aguiar ao ressaltar que só prefeitos, governadores de estados e o presidente da República podem ser candidatos a reeleição exercendo o cargo.

Aguiar abriu mão de salário

José Aparecido Aguiar, que é funcionário de carreira do Estado, lotado na Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) de Mato Grosso do Sul desde o ano de 2001, está licenciado do cargo e cedido ao município desde janeiro de 2009 para cumprimento de mandato eletivo, já que é o atual vice-prefeito de Amambai.

Pela legislação ele, mesmo sendo vice-prefeito, poderia ter permanecido atuando junto a Agesul e ganhando a duplicidade salarial, ou seja, recebendo do Estado e do município, mas abriu mão dessa receita, ou seja, o salário do Estado, para ocupar a Secretaria de Indústria e Comércio com o propósito de ajudar a administração e o município de Amambai, mesmo sem receber salário de secretário, ficando apenas com o provento de vice-prefeito.

“Quando assumi a Secretaria de Indústria e Comércio criada pelo prefeito Dirceu Lanzarini no primeiro ano de nossa gestão, em 2009, tinha como objetivo ajudar a administração e buscar o desenvolvimento do município. Agora, três anos e três meses depois, deixo a secretaria organizada, já com várias conquistas importantes consolidadas e inúmeros projetos visando a geração de emprego e renda em andamento”, ressalta Aguiar ao agradecer o apoio que recebeu do prefeito Dirceu Lanzarini e da administração municipal para desenvolver seu trabalho no período que esteve frente à Secretaria, que não gera muitos dividendos políticos para o gestor da pasta, más é de fundamental importância para o desenvolvimento do município.

De acordo com José Aguiar, que no dia 30 de março, sexta-feira que vem, promoverá um ato de prestação de contas dos trabalhos realizados pela Secretaria de Indústria e Comércio durante sua gestão, ato marcado para iniciar às 19h na Câmara Municipal, após se afastar do cargo de secretário ele deverá atuar na articulação junto ao grupo político visando às eleições municipais deste ano em Amambai.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 14 de agosto de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete