25.7 C
Amambai
segunda-feira, 16 de junho de 2025

MS começará 2ª feira projeto piloto do Censo Escolar

2007-03-23 23:53:00

Mato Grosso do Sul dará início, na segunda-feira (26 de março) a um projeto piloto para preenchimento do novo Censo Escolar, do sistema Educacenso. Segundo a assessoria do Ministério da Educação, a primeira etapa inclui o treinamento dos informantes em oficinas com duração de 16 horas, com o preenchimento e envio dos dados agendado para a fase final. No Estado, 95 escolas serão incluídas no censo.

Os informantes serão treinados para utilizar o sistema de captação de dados desenvolvimento pela equipe técnica do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pelo Censo Escolar. O levantamento é respondido por uma pessoa, normalmente o secretário ou diretor da escola, que preencherá um cadastro por aluno – com dados como nome, data de nascimento, sexo, cor ou raça, filiação, naturalidade, endereço. se necessita de atendimento escolar diferenciado ou necessidade educacional especial, se usa transporte público ou apoio pedagógico. O rendimento escolar no ano anterior também faz parte do censo.

Professores em regência de classe também terão informações prestadas individualmente, quando também serão solicitados dados sobre escolaridade, formação continuada e docência (número de turmas e disciplinas). Já as escolas prestarão contas da infra-estrutura, equipamentos, participação em programas como Alimentação Escolar e Livro Didático, modalidades de ensino (regular, especial ou de Jovens e Adultos) e etapas oferecidas – creche, pré-escola, fundamental, médio e profissional. Informações sobre uso de material didático específico para grupo étnico, sala de recursos e atendimento educacional especializado também serão requisitados.

Em Mato Grosso do Sul, serão treinados 102 informantes. Do total de escolas envolvidas, 89 são estaduais e urbanas, cinco municipais (quatro delas rurais e uma urbana) e uma é privada e urbana. Juntas, elas atendem a 89.048 alunos e 4.212 professores, em 2.850 turmas. Apenas duas instituições das incluídas não têm acesso à internet.

O projeto-piloto sobre o Censo Escolar também será realizado em Roraima, Espírito Santo e Distrito Federal. No total, serão capacitados 374 informantes.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 16 de junho de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete