12.9 C
Amambai
quarta-feira, 9 de julho de 2025

Patrulhas contribuirão para o desenvolvimento no campo

2007-03-21 12:19:00

“Estes equipamentos irão contribuir para o desenvolvimento da assistência técnica e da extensão rural em Mato Grosso do Sul”. Esta é a avaliação do diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), José Antônio Roldão, sobre o repasse de 52 patrulhas mecanizadas realizado nesta terça-feira (20) pelo governador André Puccinelli a 48 municípios do Estado.
 

Para Roldão, o repasse dos equipamentos vem ao encontro da nova política de assistência técnica e extensão rural realizada atualmente em Mato Grosso do Sul, “pautada no trabalho e no desenvolvimento”. Ele explica que as patrulhas beneficiam não só os produtores, mas também os técnicos, que terão melhores condições de aplicar o seu conhecimento no campo. “Com melhores condições de instrução e capacitação, os produtores terão também melhores possibilidades de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento rural do Estado”, diz o diretor-presidente.

 
Cada patrulha, composta por um trator agrícola, uma grade aradora com 16 discos, um arado fixo com 15 discos e uma carreta agrícola com capacidade para quatro toneladas, demanda um investimento superior a R$ 111mil. Os recursos para aquisição das patrulhas são oriundos de emendas parlamentares, com investimentos de mais de R$7 millhões. Para utilização dos equipamentos, os produtores receberão assistência técnica por parte da Agraer e das prefeituras.

 
A solenidade de assinatura dos convênios entre governo e prefeituras para repasse das patrulhas mecanizadas foi realizado no Cepaer (Centro de Pesquisa e Capacitação da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e contou com a presença de prefeitos, secretários de  Estado e dos municípios e deputados estaduais.

 

Nova realidade – Para o chefe-geral da Embrapa Gado de Corte (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Rafael Geraldo de Oliveira Alves, o ato realizado nesta terça-feira representa o início de uma nova fase para o setor produtivo de Mato Grosso do Sul. “Desde a extinção da Embrater (antiga Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural) no início dos anos 90, o produtor encontrava-se praticamente desassistido pelo poder público. Percebemos que agora esta realidade está começando a se modificar em Mato Grosso do Sul, com o resgate da presença do Estado junto ao produtores, sendo eles grandes, médios ou pequenos”, avalia.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 09 de julho de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete