13.1 C
Amambai
sexta-feira, 11 de julho de 2025

Tolerância zero começa por albergue e cadeia do 4º DP

2007-03-15 15:47:00

Um dia após o governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMBD), ter anunciado “tolerância zero” em relação aos presos, policiais militares e civis iniciaram esta quinta-feira com varreduras na Casa do Albergado, no bairro São Francisco, e no 4º Distrito Policial, no conjunto Moreninhas, ambos em Campo Grande.

Primeiro cerca de 100 policiais fizeram revista de presos na casa do Albergado, localizada no cruzamento da rua Rui Barbosa com a São Paulo. Encontraram 15 armas brancas (facas, tesouras e chuços), além de oito aparelhos celulares, pequena quantidade de maconha e motocicleta sob suspeita de roubo. Dois detentos que deveriam ter passado a noite no local não estavam lá. A unidade recebe detentos que tiveram progressão no cumprimento da pena.

Outro grupo, seguindo orientação da DGPC (Diretoria Geral da Polícia Civil), iniciou revista nas seis celas do 4º DP, onde estão 81 presos. Eles estão em espaço onde deveriam haver no máximo 24. O pente-fino foi determinado, segundo a polícia, mesmo sem suspeita de irregularidades. Estão envolvidos nas ações policiais do próprio distrito, além de outros 30 do Garras, Depac e SIG. A presença de presos em delegacias por tempo acima do normal e superlotação são reflexos do abarrotamento dos presídios, um problema nacional.

No Estado são 11 mil presos em presídios projetados para 4 mil. No sábado 38 detentos fugiram da Polinter, em Campo Grande, após serrarem uma grade. O local também estava superlotado. Os policiais que faziam a segurança teriam sido agredidos. Foi aberta sindicância para apurar os fatos. Até ontem somente 11 haviam sido recapturados.

Na semana passada operação desenvolvida na Colônia Penal confirmou que o estabelecimento funcionava como uma “Colônia de Férias”. Até flagrante de prostitutas fazendo programa dentro do presídio ocorreu. Também foi confirmado que vários presos que deveriam passar a noite no local estariam cometendo crimes neste período. Foi a segunda ação na unidade em duas semanas.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 11 de julho de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete