2007-03-13 05:56:00
Vilson Nascimento
O comando da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar vem realizando há 2 anos um mapeamento das ocorrências registradas na cidade com o objetivo de planejar ações especificas para as áreas de maior incidência de determinados delitos.
De posse de um mapa da cidade, o comandante da Companhia, Capitão PM Jidevaldo de Souza Lima, atualiza diariamente onde determinados tipos de ocorrências estão acontecendo com maior freqüência para aplicar o reforço do policiamento e ações específicas para a área.
“A maior parte das ocorrências registradas diariamente pelas nossas guarnições são na região central da cidade, principalmente em se tratando de acidentes de trânsito”, disse o comandante PM.
Trânsito e furtos é preocupação- Nos últimos meses a violência no trânsito com o retorno do alto índice de acidentes e os pequenos furtos, que segundo a Polícia Militar, cresceram 300% nesses primeiros dois meses do ano são as principais preocupações da PM.
Em relação ao trânsito o número de acidentes tem aumentado em grande escala nesse inicio de ano. Até o final do mês passado, fevereiro, já haviam sido registrados 30 acidentes de trânsito na cidade, 16 com danos materiais, 12 com vítimas e 2 que acabaram fazendo três vítimas fatais, um número 300% maior que no ano passado (2006) onde apenas uma pessoa perdeu a vida no trânsito amambaiense.
Dos 30 acidentes registrados, 14 deles foram na Avenida Pedro Manvailler, a maior e mais movimentada avenida da cidade e na grande maioria dos casos os condutores tinham entre 18 e 25 anos de idade.
“Temos intensificado a fiscalização do trânsito, mas essas ações não têm surtido o efeito desejado. A imprudência dos condutores tem falado mais auto e os acidentes continuam a acontecer”, disse o Capitão Souza Lima ao informar que só na última semana de fevereiro foram aplicadas pelo menos 20 multas de trânsito, a maior parte relacionadas a condutores não habilitados, entre eles, menores ao volante.
“O trânsito é um problema de todos e toda a população, tanto condutores de veículos automotores com ciclistas e até pedestres tem que dar sua parcela de contribuição para evitar que os acidentes aconteçam”, disse o comandante PM ao ressaltar que em Amambai o limite de velocidade em perímetro urbano varia de 30 a 40 quilômetros por hora conforme especificação das placas de regulamentação exceder a essa velocidade está sujeito à multa por excesso de velocidade.
Furtos- O aumento da incidência de pequenos furtos em residências e estabelecimentos comerciais é outro problema que vem preocupando a Polícia Militar de Amambai.
Ações dessa natureza têm aumentado na cidade e na maioria dos casos os larápios são indígenas, sobretudo crianças e adolescentes que deixam as aldeias e passam a perambular pelo centro da cidade.
“Temos realizado várias apreensões de menores e recuperado equipamentos furtados, mas na maioria dos casos os ladrões conseguem fugir”, disse o comandante PM ao ressaltar a importância da participação da população para evitar furtos e outros tipos de ações criminosas.
“Ao notar pessoas ou qualquer movimentação suspeita próxima a sua residência ou a seu estabelecimento comercial a pessoa deve entrar em contato, mesmo de forma anônima, com a Polícia Militar pelo fone 190 a qualquer hora do dia ou da noite que uma equipe vai comparecer ao local para averiguar”, ressaltou Souza Lima.
O comandante PM destacou, também, algumas medidas preventivas que podem ser adotadas pela própria população para dificultar a ação dos ladrões como, por exemplo, não deixar portões abertos e roupas ou objetos de valor para fora em caso de se ausentar da residência, nem que seja por um pequeno espaço de tempo, manter portas e janelas fechadas e ao sair de bicicleta, um dos bens que mais são furtados, principalmente da frente de mercados em Amambai, não esquecer de cadear a bicicleta, mesmo que se ausente por apenas alguns instantes. “Medidas dessa natureza dificulta a ação dos ladrões”, concluiu co comandante da 3ª CIPM.