22.4 C
Amambai
quarta-feira, 9 de julho de 2025

Brasil é o sexto maior consumidor de vodka do mundo

2007-02-20 23:11:00

Ao longo do verão, a Smirnoff vai investir R$ 8 milhões no Brasil em ações de marketing. Dentre as atividades, estão o patrocínio dos blocos de Ivete Sangalo e o Expresso 2222, no carnaval de Salvador _os maiores da região. “Parte deste investimento vem da matriz, pois o Brasil agora é prioridade. O país se tornou o quarto maior mercado de Smirnoff no mundo,” conta o gerente de marketing da Diageo, controladora da marca Smirnoff, Walter Celli.
A marca, líder entre as vodcas no país, cresce cerca de 30% ao ano. E não é a única marca a apresentar crescimento de dois dígitos: a concorrente Orloff também teve aumento de vendas de 10% no último ano, e a importada Absolut praticamente dobrou de tamanho. Ao contrário de outras bebidas, a vodca cresce cerca de 11% ao ano no Brasil, segundo dados da ACNielsen.
O país alcançou o sexto lugar dentre os maiores consumidores mundiais, com 4,5 milhões de caixas anuais _um mercado que movimenta cerca de R$ 500 milhões por ano. Essas razões fizeram os grandes fabricantes voltaram sua atenção para os lados de cá. O milionário russo Roustam Tariko, por exemplo, dono da vodca Imperia, veio passar o feriado de carnaval no Brasil. Aproveitou para conversar com executivos da Campari e estudar o lançamento de produtos no país.
Mas uma das novidades que os fabricantes apontam como responsável pelo grande consumo da vodca é o gosto do público pelas bebidas com sabores. As ‘flavorizadas’, como são chamadas as vodcas com adição de frutas ou outros produtos que lhes dão sabores especiais, representam cerca de 20% das vodcas vendidas nos EUA. No Brasil, estima-se que estejam entre 5% e 10%.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 09 de julho de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete