2007-02-06 15:27:00
Vilson Nascimento
Um vazamento de esgoto na região da Vila Varocopa, nas proximidades da FIAMA (Faculdades Integradas de Amambai) em Amambai, continua causando transtornos e colocando em risco a saúde dos moradores da região.
O problema é antigo e já provocou várias reclamações de moradores da região, inclusive por parte da direção da instituição de ensino, tendo em vista que em períodos de chuvas, os alunos tem que conviver com detritos, inclusive fezes, que saem da rede de esgoto e se espalham pela rua, causando um forte odor que chega perdurar por vários dias.
Além da má impressão que deixa, já que a entidade de ensino superior acolhe alunos de vários municípios da região, o mau cheiro também acaba prejudicando os pequenos estabelecimentos comerciais da região, entre eles uma lanchonete instalada no local que, por conta do problema, tem que fechar suas portas em dias de chuva.
“Nem precisa chover aqui, basta chover na parte mais alta da cidade para o esgoto começar a vazar”, disse indignado um morador da região ao relatar que já realizou várias reclamações, mas até o momento o problema não foi resolvido.
Mau Uso da Rede é Responsável- Segundo a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), que tem a concessão para a exploração da rede de esgoto da cidade em Amambai o mau uso da rede por parte de alguns usuários é a principal causa do problema.
De acordo com a empresa usuários da rede acabam ligando, de forma clandestina, calhas de águas da chuva na rede de esgoto o que acaba provocando uma sobrecarga do sistema. “Isso explica por que mesmo não estando chovendo no local, mas com a chuva atingindo regiões mais altas da cidade a tubulação acaba vazando pela PA (Posto de Visita)”, explicou o funcionário de uma empresa que presta serviços para a Sanesul.
Recentemente a Sanesul realizou obras para solucionar um problema da mesma natureza na Avenida Pedro Manvailler, nas proximidades do Lava Jato Papa-Léguas no centro da cidade.