6.8 C
Amambai
terça-feira, 1 de julho de 2025

Ação da agência epidemiológica inibe proliferação do Mosquito da Dengue

2007-01-30 14:11:00

Sérgio da Luz


Em Amambai o combate realizado pela agência epidemiológica municipal, através do setor de vetores tem dado resultado e tem inibido o desenvolvimento do Aedes Aegypti, o “Mosquito da dengue”. No inicio do ano, com apenas quinze dias havia sido registrados nos postos de saúde da cidade quatro suspeitas e um caso confirmado, um trabalho com inseticida e visita foi iniciado e até o dia de hoje, 30, três novas notificações foram registradas, poucas em relação a algumas cidades do estado.


O único caso confirmado foi de um morador da vila Santa Catarina, mas a infecção foi adquirido pelo morador no período em que estava de viagem ao norte do país. O setor de vetores realizou em toda região da casa o trabalho de contenção do vírus, passando inseticida e visitando as casas, nenhum outro caso foi registrado na região.


“O sucesso do trabalho depende da população são eles quem tem de tomar as precauções de combate ao mosquito, depende do trabalho de cada um, não adiante fazermos as insetização se não houver a colaboração da comunidade” acrescentou Eurides Robaldo Dutra coordenador do controle de vetores.


Eurides alertam também para o período em que o estava está entrando, com a diminuição das chuvas e o sol forte gera um ambiente propicio para o desenvolvimento do mosquito da dengue.


Mato Grosso do Sul concentra 74,4% das 8.974 notificações de dengue registradas no Brasil até o dia 25. Contudo, os 6.680 casos não dão com exatidão o constante avanço da doença no Estado. Na semana passada, a Secretaria Estadual de Saúde registrava 7.859 notificações, sendo 6.225 em Campo Grande. Apesar da epidemia, 44 municípios informavam não possuir nenhuma ocorrência de dengue, cenário que no ano passado foi apresentado por apenas cinco cidades. O boletim do Ministério da Saúde é parcial, pois os Estados têm até fevereiro para enviar os dados consolidados da dengue. O relatório informa que no Estado circulam dengues tipos 1,2 e 3 e não cita óbitos. A secretaria de Saúde reconhece que duas pessoas – uma de Laguna Carapã e outra de Aquidauana – morreram em virtude da forma hemorrágica da doença.

O Mosquito da Dengue, tem um capacidade de resistência de até 450 dias, no ovo, e com a presença de água em apenas seis dias o ovo já se torna larva, necessitando de mais seis para se tornar mosquito “para a criação do mosquito basta uma tampinha de garrafa, é o suficiente para o mosquito” acrescentou Eurides.
Composto com um equipe de 16 pessoas o setor de vetores realiza a cada 60 dias, visitas em cada uma das 5 mil residências em Amambai, repassando informações conscientizando a população de como evitar a proliferação do mosquito. No ano passado foram registradas 76 notificações sendo 25 positivas.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 01 de julho de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete