2007-01-30 08:52:00
Sérgio da Luz
As novas normas editadas pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) referente ao uso do “engate” (dispositivo de acoplagem mecânico), começou a ser exigida desde o dia 27 de janeiro. O prazo para o estabelecimento das regras para registro dos fabricantes de engate definidas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) ainda causam muitas dúvidas para os motoristas, e tem sidos poucas as pessoas que estão buscando se adaptar ao novo modelo.
Segundo o artigo 6 da resolução de nº 197, os carros que já utilizam o engate poderão permanecer, desde que tenha os seguintes requisitos: qualquer equipamento de engate, sendo original da fábrica; quando instalado apresentar as seguintes características; esfera maciça, tomada de fixação de rede elétrica apropriada para conexão ao veículo rebocado, ausência de superfície cortante ou cantos vivos nas haste de fixação da esfera, dispositivo de iluminação, devidamente regulamentado.
O maior problema é a falta da peça no mercado, segundo o proprietário da JJ Peças e Acessórios para carros, a nova peça, uma chapa arredondada, que serve para cobrir as antiga, ainda não foi disponibilizado para os comerciantes de auto peças, devido ao grande número de pedidos, “nem as próprias fábricas estão dando conta da demanda a indústria informou que está sem o modelo, e só há previsão de chegada no início do mês” acrescentou.
Para quem não se adaptar as novas regras poderá ser penalizada com multa de 127,00 reais, é considerado falta gravíssima com perda de cinco pontos na carteira. A Polícia Militar de Amambai responsável pela fiscalização e punição dos veículos irregulares, está realizando uma campanha de conscientização do trânsito “primeiro buscamos informar a população” acrescentou o capitão Souza Lima, responsável pela guarnição.