25.9 C
Amambai
domingo, 18 de maio de 2025

Quatro notificações e um caso positivo de dengue em 2007

2007-01-16 09:45:00

Sérgio da Luz


As constantes chuvas e em grande volume, que atingiram Amambai na primeira quinzena de 2007, colaboram com a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, o "Mosquito da Dengue". Quatro casos de dengue já foram notificadas em Amambai, sendo um positivo, conforme informações da secretária de saúde.


O trabalho de combate ao Aedes Aegypti, não tem sido fácil, o mosquito já atingiu o nível três, com resistência cada vez maior aos inseticidas. O grande volume de chuvas e o calor também colaboram para a proliferação.


Na quinta-feira, 11, foram realizados os primeiros combates de contenção à proliferação da doença, em duas localidades da cidade, na sexta, 12, e ontem 15, foram realizados mais duas contenções ,"a intenção é de eliminar os focos da doença para que não se torne epidemia" acrescentou Euclides Robaldo Dutra coordenador de controle de vetores.
As contenções são feitas quando uma notificação é apresentada, a residência e toda a região- nove quadras no total- são vistoriadas e detetisadas.


O Mosquito da Dengue, tem uma capacidade de resistência de até 450 dias, no ovo, e com a presença de água em apenas seis dias o ovo já se torna larva, necessitando de mais seis para se tornar mosquito, "para a criação do mosquito basta uma tampinha de garrafa, é o suficiente para o mosquito" acrescentou Eurides.
No ano passado foram registradas 76 notificações sendo 25 positivas, segundo a vigilância sanitária o local mais afetado é a região nobre da cidade, com residência de maior concentração de vasos de plantas, calçadas, piscinas, mas conforme Eurides o maior problema encontrada nessas residências são os moradores que se recusam a receber a visita do agende epidemiológico.


"Muitas pessoas acham que temos de passar todos os dias em suas casa, o nosso trabalho é de monitoramento e de repassar informações, o maior agente é o próprio morador é ele que deve verificar a casa depois das chuvas, tirar águas das plantas e cuidar de seu quintal" acrescentou Euclides.


Composto com uma equipe de 16 pessoas o setor de vetores realiza a cada 60 dias, visitas em cada uma das 5 mil residências em Amambai, repassando informações conscientizando a população de como evitar a proliferação do mosquito.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 16 de maio de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete