16.2 C
Amambai
sábado, 17 de maio de 2025

Índios querem enterrar índia morta em conflito na fazenda onde ocorreu o fato

2007-01-10 08:48:00

Vilson Nascimento

Os índios que haviam invadido a Fazenda Madama na região Curussu Ambá, na divisa entre os municípios de Amambai e Coronel Sapucaia na última sexta-feira, 5, expulsos ontem, terça-feira, pela manhã mediante uso da força em uma ação violenta, segundo as informações, atribuída a produtores rurais da região, querem sepultar a indígena morta no conflito, Xurete Lopes de 70 anos de idade, na região da Fazenda Madama onde teria sido assassinada.
O corpo da silvícola está sendo velado temporariamente no interior da Aldeia Taquapery, a quinze quilômetros da sede do município em Coronel Sapucaia onde a indígena morava antes de ocupar a propriedade rural, mas os indígenas alegam que ela deverá ser enterrada na região onde foi morta, em uma área de soja no interior da Fazenda Madama.
Procurador é Favorável
O Procurador da República Dr. Charles Stevan da Mota Pessoa de Dourados, que esteve na tarde dessa terça-feira em Coronel Sapucaia e na Aldeia Taquapery em companhia de um delegado e agentes da Polícia Federal acompanhando as investigações do caso, demonstrou parecer favorável a reivindicação dos indígenas em sepultar a indígena na Fazenda Madama onde teria sido assassinada, mesmo tendo conhecimento que não existe nenhum estudo antropológico que aponte que a região tenha pertencido a indígenas no passado.
Segundo Charles é da cultura do índio enterrar seus entes queridos nas terras onde morrem e é um direito deles. “Se for o caso recorrerei a Justiça para conseguir a autorização para o sepultamento”, disse o Procurador ao informar que por enquanto o corpo seria velado na Aldeia Taquapery, onde poderá até ser sepultado e removido para a área reivindicada pelos indígenas após uma decisão da Justiça.
O Confronto
O confronto que resultou na morte da indígena Xurete Lopes e deixou outro indígena, Valdeci Ximenes de 22 anos ferido com três tiros nas pernas, aconteceu por volta das 6h da manhã de ontem quando homens armados abordo de pelo menos 12 caminhonetes, segundo os indígenas, teriam chagado na área invadida, na Fazenda Madama atirando contra os invasores.
Segundo os indígenas todos os índios que mantinham a ocupação da fazenda, cerca de 50 índios guarani-kaiowá, inclusive o ferido e a índia morta, foram colocados no interior de um ônibus e de caminhonetes e deixados ás margens da rodovia MS 289 trecho que liga Amambai a Coronel Sapucaia, a cerca de 500 metros da Aldeia Taquapery em Coronel Sapucaia.
Por determinação do Ministério Público Federal, a Polícia Federal, que já está de posse de vários nomes e das características de vários veículos, que segundo os indígenas, participaram da ação, vai instaurar um inquérito para investigar e apurar o caso.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 16 de maio de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete