18.1 C
Amambai
sexta-feira, 26 de junho de 2026

Léo Mecânico propõe implantação do Serviço de Atenção Domiciliar em Caarapó

Indicação busca levar atendimento de saúde aos pacientes que necessitam de cuidados contínuos sem precisar deixar suas residências.

O vereador Léo Mecânico (PSD) apresentou indicação durante sessão ordinária da Câmara Municipal solicitando à Prefeitura de Caarapó, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a realização de estudos técnicos e administrativos visando à implantação do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) no município, com futura habilitação junto ao Programa Melhor em Casa, do Ministério da Saúde.

A proposta tem como objetivo ampliar o acesso aos serviços de saúde para pacientes que, por orientação médica, necessitam de acompanhamento contínuo, mas podem receber atendimento com segurança no próprio domicílio.

De acordo com o parlamentar, a implantação do SAD representa um importante avanço para a saúde pública municipal, oferecendo atendimento humanizado e mais conforto aos pacientes e familiares, especialmente idosos, pessoas acamadas, pacientes em recuperação pós-cirúrgica, pessoas com doenças crônicas, deficiência física ou em cuidados paliativos.

Além de melhorar a qualidade da assistência prestada, o serviço contribui para reduzir internações prolongadas, diminuir o risco de infecções hospitalares, evitar reinternações e otimizar a utilização dos leitos hospitalares, permitindo que a estrutura de saúde atenda com maior eficiência os casos que realmente necessitam de internação.

Na justificativa da indicação, Léo Mecânico destaca que o Serviço de Atenção Domiciliar já é uma realidade em diversos municípios brasileiros e encontra respaldo na legislação do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo uma política pública consolidada que fortalece a atenção básica e garante maior continuidade no tratamento dos pacientes.

“O atendimento domiciliar proporciona mais dignidade aos pacientes, fortalece o vínculo com a família e garante uma assistência de saúde mais eficiente e humanizada. Nosso objetivo é buscar alternativas que melhorem a qualidade de vida da população e fortaleçam a rede municipal de saúde”, destacou o vereador.

A indicação será encaminhada ao Poder Executivo para análise da viabilidade técnica, financeira e administrativa da implantação do serviço em Caarapó.

O gabinete do vereador Léo Mecânico permanece de portas abertas para receber sugestões, demandas e ouvir a população, reforçando o compromisso com um mandato participativo e voltado às reais necessidades dos caarapoenses.

Para acompanhar o trabalho, as indicações, projetos e demais ações desenvolvidas pelo mandato, siga o Instagram @leomecanicovereador e fique por dentro das iniciativas realizadas em benefício da comunidade.

Léo Mecânico propõe implantação do Serviço de Atenção Domiciliar em Caarapó

Fonte: Vaner Matos/Assessoria Câmara

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de junho de 2026

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete