24.2 C
Amambai
segunda-feira, 29 de abril de 2024

Denúncias de peculato e “fantasmas” na Fertel obrigam governo a instalar auditoria

2007-01-07 22:38:00

O secretário de Governo Osmar Jerônymo, que acumula a presidência da Fertel (Fundação de Rádio e TV Educativa), disse que começa na segunda-feira (8) auditoria para investigar denúncias de supostas irregularidades: servidores fantasmas e peculato.
Jerônymo disse que houve denúncias de peculato (apropriação de bens móveis, neste caso, público) e de servidores fantasmas, inclusive no exterior. “Ao que me parece era um verdadeiro cabidão político”, disse.
O secretário disse que havia em torno de 200 funcionários na rádio e TV, sendo que o necessário, segundo estimativa do governo, seria um terço disso. O orçamento é de R$ 6 milhões por ano, médias de gastos mensais de R$ 500 mil.
Outro aspecto levantado por Osmar é quanto à viabilidade econômica da Fertel. “Nenhuma tv particular aqui do Estado tem um orçamento desses, não vamos brincar de fazer tv com os impostos”, disse. O secretário disse ainda que ou a rádio e tv se viabilizam como empresa ou não tem razão de existir.
O secretário explicou que a programação regional, que está suspensa, só será retomada depois de concluída a auditoria. Atualmente, a TVE Regional está retransmitindo programação da TV Cultura de São Paulo e TVE do Rio de Janeiro, enquanto a estação de rádio só veicula programação musical.
Osmar disse que as decisões quanto aos mecanismos de viabilização econômica da fundação e as providências se confirmadas as denúncias somente serão tomadas depois da auditoria.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete