26 C
Amambai
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026

Maior Estadual Sub-13 da história começa em março com 21 clubes em MS

Competição da FFMS reúne equipes de 12 cidades e segue até julho, com foco na formação de novos talentos

Vinte e um clubes, 12 cidades e mais de quatro meses de disputa. É com esses números que o futebol de base de Mato Grosso do Sul se prepara para viver a maior edição da categoria Sub-13 já realizada no estado. A competição organizada pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) começa no dia 7 de março e segue até 18 de julho.

As equipes foram divididas em cinco grupos e se enfrentam dentro das próprias chaves na primeira fase. Ao fim desta etapa, os 16 melhores colocados avançam para o mata-mata.

O presidente da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul, Estevão Petrallás, afirma que a entidade tem ampliado os investimentos nas categorias de base, desde o Sub-9 e Sub-11, por considerar que é nesse estágio que surgem os talentos que podem fortalecer o futebol profissional no futuro.

“Fomos surpreendidos no ano passado com a qualidade técnica apresentada nas categorias menores. A base é o alicerce que permite projetar um Sub-15, um Sub-17 e pensar na formação de atletas para um futebol mais organizado e competitivo”, destacou.

Segundo Petrallás, o Conselho Técnico que definiu o formato da competição mostrou uma mudança de mentalidade entre os dirigentes, com maior profissionalização na condução das categorias de base.

Clubes tradicionais também reforçam a importância do torneio. O diretor de esportes do Comercial Esporte Clube, Mateus Sabatini, afirmou que o campeonato é fundamental para revelar novos atletas. “A base é o início do futebol profissional. Estamos reconstruindo nossas categorias e essa vitrine ajuda a formar jogadores”, disse.

Atual campeão, o Náutico Futebol Clube entra na disputa tentando repetir o desempenho de 2025, quando venceu o Operário Futebol Clube nos pênaltis após empate sem gols no tempo normal. O presidente Júlio César ressalta, no entanto, que a equipe mantém os “pés no chão”, já que a geração de atletas é diferente.

Para o diretor de competições da FFMS, Marco Tavares, o crescimento do torneio está ligado ao interesse cada vez mais precoce de grandes clubes brasileiros em atletas até 13 anos. “Hoje o mercado olha para o Sub-10, Sub-11, Sub-12 e Sub-13. Isso valorizou a competição e a tornou estratégica”, explicou.

Entre as novidades está a estreia do São Gabriel Esporte Clube na categoria em nível estadual. Para o dirigente Antônio Soares de Oliveira Neto, investir no Sub-13 é essencial para reconstruir o protagonismo do futebol sul-mato-grossense. “É nessa fase que começa a preparação para etapas mais competitivas, como o Sub-15, quando os grandes clubes passam a observar e alojar esses atletas”, afirmou.

Com calendário definido e participação recorde, o campeonato promete ampliar a visibilidade da base e consolidar o Sub-13 como peça-chave no desenvolvimento do futebol em Mato Grosso do Sul.

Fonte: EnfoqueMS

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 13 de fevereiro de 2026

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete

// bloqueia copia de conteudo