O município de Japorã, situado no Extremo Sul de Mato Grosso do Sul (484 quilômetros distante da capital Campo Grande) registrou, no início da tarde desta quarta-feira (11-02), às 13h15, uma temperatura de 40º Celsius. A sensação térmica chegava 42º Celsius, conforme termômetro de mercúrio.
O Panorama do MS conferiu o calor insuportável ao verificar o termômetro digital instalado na principal via da cidade, a Avenida Deputado Fernando Saldanha. O totem de propriedade da cooperativa Sicredi, bem no centro, marcou os 40º. Populares afirmam que no meio da tarde tem ficado ainda mais calor.

Porém, nem a previsão do Clima Tempo apontou a possibilidade da temperatura tão alta em Japorã ou na região. Nem mesmo a chuva de sábado passado (07-02), foi suficiente para diminuir a altíssima temperaturas. aliás, até hoje, só choveu 20 mm em Japorã durante todo o mês fevereiro/2026, o que representa 12% da média normal para o mês.
Os dados sobre a temperatura e chuvas são combinados de estações meteorológicas e satélite do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).
Fonte: Roney Minella – Panorama do MS











