Pelo segundo ano consecutivo o município de Japorã atingiu a classificação máxima no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização. É “Selo Ouro na Educação”. Reconhecimento nacional concedido pelo Ministério da Educação (MEC) . A secretária municipal de Educação, Veridiana Barbosa da Silva confirmou a conquista, na tarde de ontem, segunda-feira (09-02).
O MEC avalia a alfabetização até os 7 anos, pois, a meta principal é garantir que 100% dos alunos estejam lendo e escrevendo até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. O selo calcula não só as notas, mas, o cálculo do planejamento da prefeitura, a formação contínua dos professores e o combate às desigualdades dentro das escolas. Em resumo, a Educação de Japorã se tornou referência em alfabetizar crianças na idade certa.
“Em todo este contexto, a administração do prefeito Vitor da Cunha Rosa (Malaquias) comprova que está focada em uma Gestão de Excelência, buscando transformar a educação básica em prioridade real e está vencendo as barreiras. Este reconhecimento o MEC utiliza dados oficiais do Inep (Indicador Criança Alfabetizada) que confirmou: o ensino em Japorã está funcionando melhor do que a média nacional e o município faz parte de um grupo seleto de municípios do Mato Grosso do Sul que se destacaram nacionalmente”, frisou Veridiana Barbosa.
“A conquista do Selo Ouro é o resultado dos investimentos avalizados pelo prefeito Malaquias, focados na formação de professores e material didático específico . Ao mesmo tempo é fruto do trabalho coletivo e da dedicação da equipe da educação, que está empenhada em garantir um ensino de qualidade. Por isso, Japorã se destaca como uma exceção positiva na região e, pelo segundo ano, integrar a Elite da Alfabetização nacional”, comemora a secretária municipal de Educação.
“Dividimos este reconhecimento com todos os servidores da educação municipal. Em nome do prefeito Malaquias, parabenizo toda equipe, que é merecedora desses elogios por essa conquista real e tão especial”, finalizou Veridiana Barbosa da Silva.
Regional:
Na região do Cone Sul de MS, Japorã tornou-se um modelo por meio do programa MS Alfabetiza , superando desafios históricos de infraestrutura e localização para garantir que quase a totalidade de seus alunos saia do ciclo inicial sabendo ler e escrever. A Rede Municipal de Ensino encerrou o Ano Letivo de 2025 com 1981 alunos e 160 professores. Por sua vez, o estado do MS teve o 2º maior avanço do Brasil em alfabetização recentemente, e cidades como Japorã são os motores desse crescimento.
EFICIÊNCIA
Desempenho Acima da Média: O índice estadual de crianças alfabetizadas no 2º ano saltou de 47,4% em 2023 para 55,8% em 2024 e continuou avançando em 2025. O Selo Ouro de Japorã indica que o município está operando com indicadores superiores a essa média, aproximando-se ou superando a meta de 80% alcançada pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
Na edição 2025, o MEC contabilizou as inscrições de 4.872 redes de ensino de todo o país das 5.595 que participam do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), o que corresponde a um índice de 87,1% de participação. A solenidade de entrega do Selo Ouro aos vencedores está prevista para o mês de março, em Brasília (DF).
Fonte: Roney Minella – Redação Panorama do MS











