A Prefeitura de Naviraí por intermédio da Gerência de Saúde oficializou o lançamento do programa Avança Saúde. Em evento realizado na manhã desta sexta-feira (06/02), no auditório da ACEN. A iniciativa visa enfrentar um dos maiores gargalos da administração pública: a redução das filas de espera por consultas, exames de imagem e procedimentos cirúrgicos.
O lançamento reuniu o prefeito Rodrigo Sacuno, acompanhado pela primeira-dama Naiza Capucci; a vice-prefeita Telma Minari; a gerente de saúde, Josiane de Oliveira; o presidente da Câmara, Daniel Moretto, além dos vereadores Bruno Liuti, Breno Caique, Sara Castelão e Giovana Silvério, gerentes e representantes de órgãos estaduais e municipais do setor da saúde.

O “Avança Saúde” nasce com o objetivo de atacar diretamente o maior sofrimento da população: a longa espera. Durante o lançamento, foi enfatizada a necessidade de resolver esse problema antigo do município: “Precisamos reduzir as filas para consultas, filas de anos para exames, assim como de cirurgias e outros procedimentos. Estamos aqui para fazer diferente. Estamos aqui para cuidar das pessoas”, afirmou o prefeito Rodrigo Sacuno.
Para viabilizar esses atendimentos, a Gerente de Saúde, Josiane de Oliveira, destacou as metas e ações que darão sustentação a esse objetivo. Segundo ela, o impacto será significativo com a meta de zerar a fila de cirurgias de catarata em 60 dias e a ampliação da oferta de Endoscopias e Colonoscopias. “Para modernizar o diagnóstico, estou disponibilizado exames complexos, como Ressonância Magnética e Doppler, somados à telemedicina em 13 especialidades. Toda essa evolução será sustentada por investimentos em infraestrutura, com reformas nas enfermarias do Hospital Municipal e a construção das novas Unidades de Saúde São Pedro e Grande Paraíso (Nelson Trad)”, complementou a gerente.
Durante o evento, o prefeito falou sobre as dificuldades de gestão, incluindo o abastecimento da farmácia municipal. “Sabemos do desafio que é o atendimento de medicamentos. O processo de compra é demorado e esbarramos em dificuldades que fogem do nosso controle. Isso me incomoda, mas é uma batalha que estamos travando e vamos vencer”, pontuou Sacuno, defendendo que a melhoria do SUS depende diretamente da qualidade da acolhida ao cidadão.
O prefeito encerrou o lançamento com uma convocação aos servidores da saúde, reforçando que não adianta investir em todas essas ações, e principalmente, em estrutura física, se não houver humanização. “Isso tudo começa pela porta de entrada, pelo atendimento com atenção e carinho. Faço um apelo aos profissionais da saúde: iniciaremos hoje uma nova história para que possamos nos orgulhar ainda mais do trabalho que a população nos confiou”, concluiu.
Com o apoio da Câmara de Vereadores e do Conselho Municipal de Saúde, o programa Avança Saúde entra agora em fase de execução para agilizar os agendamentos de exames e procedimentos cirúrgicos.


Fonte: Assessoria de Imprensa











