26.4 C
Amambai
sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

Calor acima da média e férias escolares exigem atenção ao consumo de energia elétrica

A economia pode começar com simples mudanças de hábito envolvendo toda família

A primeira quinzena de janeiro foi marcada por temperaturas elevadas e chuvas intensas em boa parte da região Centro-Oeste. E a previsão para o restante do mês não deverá ser diferente. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Mato Grosso do Sul deve registrar volumes de chuva acima da média histórica, enquanto as temperaturas devem permanecer mais altas do que o normal em toda a região. O centro-oeste sul-mato-grossense, em especial, pode enfrentar um aquecimento acima da média climatológica do mês.

Esse cenário climático, somado ao período de férias escolares — quando mais pessoas permanecem em casa por mais tempo —, tende a aumentar significativamente o uso de aparelhos como ventiladores, ar-condicionado, chuveiros elétricos e eletrodomésticos em geral. Por isso, o momento é ideal para reforçar a importância do consumo consciente de energia elétrica, para evitar surpresas na conta de luz.

A coordenadora comercial da Energisa, Aline Mesquita, destaca que ninguém precisa abrir mão do conforto para economizar. “Não é necessário parar de usar o ventilador ou o ar-condicionado e se render ao desconforto provocado pelo calorão. Mas é possível se atentar a alguns detalhes para usar os eletrodomésticos de maneira mais eficiente”, orienta.

Calor acima da média e férias escolares exigem atenção ao consumo de energia elétrica

Confira algumas dicas:

– Substitua lâmpadas incandescentes e fluorescentes por modelos de LED, que reduzem o consumo e aumentam a vida útil. Apagar luzes em ambientes desocupados continua sendo uma medida simples e eficiente.

– Evite colocar computadores, TVs, videogames e outros aparelhos em modo de espera. Desligar equipamentos da tomada ou usar filtros de linha com botão liga/desliga diminui o gasto oculto.

– Se a geladeira estiver instalada próxima ao fogão, considere mudá-la de lugar. A proximidade com fontes de calor faz com que o equipamento consuma mais energia para manter a refrigeração.

– Evite abrir e fechar a geladeira com frequência. Ao cozinhar, retire todos os ingredientes de uma vez para evitar desperdício de energia.

– Junte várias peças de roupa para passar de uma só vez, otimizando o uso do ferro elétrico.

– Aproveite a luz natural durante o dia para evitar o uso desnecessário de lâmpadas. Também é recomendável lavar o máximo de roupas de uma só vez e evitar o uso simultâneo de aparelhos como televisão e máquina de lavar.

– Se optar por banho quente mesmo no verão, evite banhos longos. O chuveiro elétrico é um dos vilões do consumo.

– No caso do ar-condicionado, verifique se o equipamento é adequado ao tamanho do ambiente e se está instalado em local com boa circulação de ar e proteção contra o sol. A temperatura ideal para equilíbrio entre conforto e economia é de 23 °C.

– Evite o uso simultâneo de aparelhos de alto consumo, como ar-condicionado, chuveiro elétrico, forno, ferro de passar e máquina de lavar, especialmente nos horários de pico (entre 17h e 21h).

– Priorize eletrodomésticos com selo de eficiência energética A ou superior. Eles consomem menos energia para oferecer o mesmo desempenho, o que ajuda a reduzir a fatura.

Calor acima da média e férias escolares exigem atenção ao consumo de energia elétrica

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 16 de janeiro de 2026

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete