Tirar o sapato antes de entrar em casa é um hábito que faz diferença na higiene, na organização e na limpeza do ambiente. Os resíduos acumulados nos calçados trazem microrganismos e sujeiras que são espalhadas ao caminhar por pisos, tapetes e até mesmo pelos móveis.
Criar um espaço adequado para organizar os sapatos logo na entrada de casa torna esse hábito muito mais fácil de ser aderido no dia a dia, além de evitar a bagunça.
Por que tirar os sapatos ao entrar em casa faz diferença
Tirar os sapatos é uma questão de saúde! Para Plínio Trabasso, professor de infectologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, esse hábito evita poeira e microrganismos no interior da casa, sendo ainda mais necessário para aqueles com crianças pequenas.
O chão da rua é contaminado por diferentes substâncias que podem causar problemas de saúde, como baratas, esgoto, pólen, poeira, insetos, entre outras sujeiras que, ao caminhar, grudam na sola do sapato.
E, apesar de o capacho da porta, muito usado no Brasil, segurar cerca de 80% da sujeira, ele não é o suficiente para impedir os germes de entrar em casa, por isso é essencial adotar esse costume.
O hábito de retirar os sapatos ao entrar em casa tem raízes antigas no Oriente. Segundo a professora Leiko Matsubara Morales, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, essa prática já existia entre 300 a.C. e 250 d.C. e atravessou séculos até se manter presente em diferentes culturas.
No Japão, o costume está ligado à forma como a casa é vista: um espaço limpo e preservado, enquanto o ambiente externo é associado à sujeira. Esse conceito vai além da sujeira por si só, seguindo a linha de crenças do budismo e do xintoísmo, em que esse hábito é também praticado nos templos religiosos.
Além disso, no Japão, a prática é vista como uma forma de manter o ambiente limpo da própria sujeira. Por ser uma sociedade mais igualitária, os serviços de limpeza pesam no orçamento familiar, então, quanto mais tempo a casa se mantiver limpa, melhor!
Sapateira na entrada: higiene sem comprometer a estética
Mesmo que pareça uma atitude simples e fácil, incluir esse hábito na rotina pode ser um pouco desafiador, principalmente pela bagunça que os sapatos podem deixar na entrada de casa. A melhor forma de combater esse problema é incluir uma sapateira como item de decoração.
A sapateira ideal deve ser aquela que se ajusta às necessidades da família, sem comprometer a passagem, a estética e o espaço disponível.
Móveis dedicados são ideais para ambientes maiores e famílias grandes, já que necessitam de mais espaço. Para quem mora em ambientes compactos, o ideal é investir no mobiliário mais simples e que se ajuste facilmente, como os de pendurar na porta, por exemplo.
É possível optar por sapateiras que combinem com o estilo da decoração, como as feitas com formas mais retas, acompanhando a estética minimalista, ou as coloridas, combinando com decorações mais alegres e joviais.
Casas com pets necessitam de um cuidado maior, já que os animais podem pegar os sapatos. Nesses casos, opções suspensas ou com portas são as ideais.
Como incentivar moradores e visitas a adotarem o hábito
Por não ser um costume no Brasil, pode ser um problema convencer o convidado a tirar o sapato antes de entrar. Nesses casos, vale apostar em uma comunicação com placas divertidas ou mesmo um aviso prévio, explicando sobre a preocupação com a higiene.
Posicionar a sapateiralogo na entrada e deixar um espaço disponível para os calçados também incentiva o convidado a aderir ao hábito.
Fonte: Divulgação





