30.7 C
Amambai
quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

Nova cultivar de batata é voltada para indústria de chips e palha

BRS F21, apelidada de Braschips, integra alta qualidade de matéria seca e baixo teor de açúcares, que resultam em chips sequinhos e crocantes. Fruto de mais de uma década de pesquisa, é mais um passo do programa de melhoramento genético da Embrapa para atender demandas da indústria, produtores e consumidores brasileiros.

A batata BRS F21 (Braschips) combina alta produtividade, qualidade superior de fritura e maior resistência às principais doenças, oferecendo uma alternativa nacional à cultivar Atlantic – tradicional no mercado, mas limitada por menor rendimento e alta suscetibilidade a doenças e viroses.

Os tubérculos possuem formato ovalado curto, película amarela, polpa creme e boa aparência, características valorizadas tanto pelo mercado consumidor, quanto pelas agroindústrias.

Com teor elevado de matéria seca e baixo teor de açúcares, proporcionam cor clara e uniforme após a fritura, atributo essencial para chips e batata palha de alta qualidade. A cultivar apresenta moderada suscetibilidade à requeima e à pinta preta, moderada resistência ao vírus Y e ciclo vegetativo e dormência médios.

Além disso, contribui para a redução do custo de produção, com menor necessidade de pesticidas e menor dependência de sementes importadas.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 07 de janeiro de 2026

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete