29 C
Amambai
sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

Fim de ano: melhores destinos brasileiros e dicas de planejamento

Durante as festividades de final de ano, saber escolher o melhor destino para viajar pode ser essencial para aproveitar com tranquilidade esse período tão especial

Com o Natal e o Réveillon chegando, cresce a busca pelos melhores destinos de fim de ano.  Dessa forma, cidades serranas, capitais com boa programação cultural e, principalmente, praias costumam ser os locais mais visados pelos turistas não somente do Brasil, como de vários países ao redor do mundo.

Por conta da intensa procura e até mesmo da lotação de lugares, saber escolher para onde ir nesta época do ano é essencial. Para isso, separamos algumas dicas em um guia prático, com os principais fatores a serem avaliados para um planejamento de férias adequado, principalmente em períodos de alta temporada.

Planejamento e custos: a antecedência como fator decisivo

O preço das coisas durante a alta temporada costuma crescer consideravelmente. Segundo levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), com base nos números do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15), em dezembro de 2024, a chamada “inflação do verão” chegou a 5,05%.

Isso acontece por conta da janela de oferta e demanda em algumas regiões brasileiras, devido ao alto índice de turistas. Dessa forma, cria-se outro problema para alguns tipos de turistas: a superlotação.

Segundo dados da plataforma de viagens Kayak, somente a procura de voos para esta época do ano em 2025 cresceu 16%, em comparação com 2024. O levantamento foi feito com base em buscas realizadas para viagens entre 20 de dezembro e 10 de janeiro de 2026. A região Nordeste lidera o número de procuras online tanto no Brasil quanto internacionalmente.

Com grande procura em determinadas regiões, as hospedagens acabam lotando rapidamente, e, por conta da demanda, os custos médios de diária costumam crescer proporcionalmente. Para evitar exposição a esse tipo de situação, o planejamento antecipado é o melhor caminho.

Como isso pode ser feito?

Monitorar tarifas durante o ano, fazendo comparações entre diferentes alternativas, pode ser a melhor forma de encontrar boas oportunidades. Além disso, considerar datas alternativas, como viajar entre o Natal e o Ano-Novo, ou após o dia 2 de janeiro, costuma ser uma boa forma de reduzir as despesas e ainda conseguir aproveitar a viagem sem superlotação.

Verificar opções de hospedagem, como pousadas menores, hostels ou casas por temporada, pode gerar uma economia significativa. Desse modo, é possível até mesmo reverter o dinheiro para aproveitar a cultura local.

Além disso, avaliar a contratação de pacotes de viagens é muito interessante. Isso porque algumas agências ajudam a garantir transporte, hospedagem e, muitas vezes, até mesmo um roteiro de atividades. Em datas comemorativas, isso costuma ser vantajoso, já que a variação de preços e a disponibilidade de horários costumam ser bem ruins.

Tendências de viagem: do litoral clássico às rotas alternativas

Com o verão, os melhores destinos de fim de ano acabam sendo as praias. Regiões como o litoral norte paulista, Santa Catarina, Alagoas e Bahia têm bastante procura, por conta de suas boas infraestruturas e seus climas agradáveis para esta época do ano.

Porém, para quem não gosta de fluxo intenso, existem rotas alternativas, como cidades históricas mineiras, o interior do Rio Grande do Sul, Jalapão e regiões de ecoturismo. Essas escolhas vão na contramão da superlotação comum nesta época do ano e ainda conseguem oferecer valores justos para os turistas.

Em suma, a diversidade de destinos dentro do território brasileiro oferece uma gama de possibilidades para os turistas. Com isso, é possível encontrar destinos tranquilos para passar com a família ou mais agitados para aproveitar o Réveillon, além de contato com a natureza, para receber o novo ano com toda a positividade que ele merece.

Fonte: Divulgação

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de dezembro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete