O município de Amambai voltou a se destacar no cenário esportivo nacional por meio das competições das APAEs. O estudante Vitor Hugo da Cruz, da APAE de Amambai, conquistou o 2º lugar na etapa nacional das Olimpíadas Especiais das APAEs, realizada em Brasília, entre os dias 7 e 14 de dezembro, levando o nome da cidade e de Mato Grosso do Sul ao pódio.
A trajetória de Vitor até a conquista nacional começou na etapa regional, disputada nos dias 2 e 3 de julho, em Mundo Novo, onde foi escolhido entre os estudantes da APAE de Amambai para representar o município na prova dos 3.000 metros. Com excelente desempenho, garantiu vaga na etapa estadual, realizada de 13 a 16 de setembro, em Chapadão do Sul, sagrando-se campeão estadual.
Com o título estadual, o atleta seguiu para a etapa nacional, em Brasília, representando Mato Grosso do Sul, onde alcançou o segundo lugar entre competidores de todo o país, resultado que evidencia o trabalho desenvolvido pela APAE de Amambai.
A professora e treinadora Jocenir Maria Miranda Obregão, que acompanhou Vitor em todas as fases da competição, destaca que a conquista é fruto de dedicação, disciplina e do esporte como ferramenta de inclusão, além do apoio da instituição e da família.
As Olimpíadas Especiais das APAEs, que chegaram à 24ª edição, são promovidas desde 1973 e se consolidaram como um dos eventos mais importantes do movimento apaeano e um dos maiores do Brasil na área do esporte voltado às pessoas com deficiência. Mais do que uma competição, o evento promove inclusão, cidadania e protagonismo, reunindo atletas, familiares e profissionais das cinco regiões do país.
Com o resultado de Vitor Hugo da Cruz, Amambai reafirma seu compromisso com o esporte inclusivo e comemora uma conquista que orgulha a cidade.





Fonte: Secom/Prefeitura de Amambai




