2006-12-24 22:01:00
Ao menos nove pessoas morreram ontem, domingo e 30 ficaram feridas em uma operação conjunta das forças da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah) e a Polícia contra grupos armados no bairro de Cité Soleil, na periferia de Porto Príncipe.
Os jornalistas viram nove corpos e constataram que 30 feridos foram internados no hospital de Santa Catherine de Cité Soleil, no norte da capital.
A Minustah e a Polícia desenvolvem estas operações para combater a recente onda de seqüestros na capital haitiana, segundo explicou a porta-voz da força de paz, Sophie Boutaud de la Combe.
Segundo a porta-voz, nas últimas semanas foram libertados seis reféns e 24 pessoas foram presas em ações conjuntas com a Polícia haitiana.
Os enfrentamentos em Cité Soleil acontecem um dia depois de o chefe civil da Minustah, o guatemalteco Edmond Mulet, anunciar uma intensificação das operações militares contra a criminalidade.
De Amambai
Trinta e quatro militares lotados no 17º RC Mec em Amambai estão nesse momento no país da América Central integrando a força de paz da ONU (Organização das Nações Unidas). Os militares embarcaram na primeira quinzena desse mês, dezembro, e deverão permanecer por pelo menos seis meses no Haiti.