O Operário Futebol Clube avança em sua transformação em Sociedade Anônima do Futebol (SAF) após receber proposta oficial da IM Global Sports, empresa dos irmãos Ivando e Marcelo Mandu Maluf. A diretoria do clube manifestou concordância com os termos comerciais apresentados, reconhecendo o potencial da parceria.
A proposta será votada em Assembleia Geral Extraordinária no dia 17 de novembro, necessitando de 27 votos favoráveis do Conselho Deliberativo. A IM Global Sports tem ligação com Eduardo Maluf, empresário conhecido no meio artístico e futebolístico, responsável pela gestão de carreiras de artistas sertanejos e jogadores de futebol.
A diretoria do Operário informou, em nota, que analisou e concordou com os termos comerciais apresentados pela IM Global Sports, reconhecendo o potencial de desenvolvimento que a parceria pode representar. “Após análise do documento, o clube manifestou interesse e concordância com os avanços comerciais propostos, reconhecendo a importância institucional e o potencial de desenvolvimento que esta parceria representa para o futuro do Operário’, diz o comunicado assinado pelo presidente Nelson Antônio da Silva.
Os valores e o formato da operação ainda não foram divulgados. Uma Assembleia Geral Extraordinária está marcada para o dia 17 de novembro, às 19h, na sede do clube, no bairro Monte Castelo, em Campo Grande. Nela, o Memorando de Entendimentos será apresentado aos 40 membros do Conselho Deliberativo, que precisarão aprovar a proposta por maioria absoluta, ou seja, pelo menos 27 votos favoráveis.
A proposta foi encaminhada por meio do corpo jurídico da empresa, o escritório SRST Advogados (Santos Rodrigues Santiago Tonello & Sales Delmondes), responsável pela elaboração do contrato preliminar que define os próximos passos da negociação.
A IM Global Sports pertence aos irmãos de Eduardo Maluf, empresário campo-grandense conhecido nacionalmente por sua atuação na música e no futebol. Ele é o nome por trás da Dut’s Marketing Esportivo, responsável por impulsionar carreiras de artistas sertanejos como Michel Teló, Maria Cecília & Rodolfo, Gusttavo Lima e a banda Tradição.
No futebol, Eduardo Maluf atua há mais de uma década como agente e empresário de jogadores. Entre seus principais representados estão Matheus Pereira (Cruzeiro), Michael (Flamengo), Léo Cittadini (Bahia) e o ex-goleiro Diego Alves (Flamengo).
O empresário já havia manifestado interesse em investir no Operário em outubro, quando confirmou que sua equipe estudava a aquisição do clube. “Se amanhã for da vontade do clube, da sua diretoria e de todos, a gente vê com ótimos olhos. Até por ser também um grande clube da nossa cidade e Estado’, afirmou à época.
A transformação do Operário em SAF deve seguir os moldes da Lei 14.193/2021, que permite que clubes de futebol deixem de ser associações civis e passem a funcionar como empresas. A mudança possibilita que investidores assumam a gestão do futebol, separando-a das demais atividades da associação e garantindo autonomia financeira.



