A Prefeitura de Naviraí, através da Secretaria Municipal de Educação (GEMED), apoia a chegada da exposição itinerante “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”, uma experiência imersiva que une arte, tecnologia e consciência ambiental. O projeto estará na Biblioteca Municipal Arandu (em frente ao Lions Clube), de 5 a 8 de novembro.
De quarta (5) a sexta-feira (7), a visitação será exclusiva para turmas da rede pública de ensino, mediante agendamento. Já no sábado (8/11), o espaço estará aberto ao público em geral, das 15h às 19h, com exposição e experiência em realidade virtual.
Encerrando a programação, às 19h, será exibida a “Mostra Cine ao Ar Livre”, com curtas-metragens que tratam de temas ligados à sustentabilidade e preservação ambiental. A entrada é gratuita.
O projeto é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com patrocínio da Ambiental MS Pantanal e Sanesul, apoio da Prefeitura de Naviraí e da Secretaria Municipal de Educação (GEMED), e realização da 3 Apitos Cultura, Ministério da Cultura e Governo do Brasil – Do lado do povo brasileiro.
Imersão no ciclo da água
A exposição acontece dentro de um Tech-Truck, um caminhão transformado em espaço digital interativo que leva o público a uma jornada pelas águas — das nascentes aos rios, até desaguar no mar.
Com óculos de realidade virtual e instalações artísticas, os visitantes vivenciam uma experiência sensorial e educativa, aprendendo de forma leve e criativa sobre a importância da preservação dos recursos hídricos.
Para o diretor-presidente da MS Pantanal, Gabriel Buim, a proposta reforça o papel da empresa em unir infraestrutura e sustentabilidade:
“Apoiar ações culturais e educativas voltadas à preservação dos recursos hídricos está em total sintonia com a nossa missão. Queremos gerar impactos positivos e ampliar a consciência ambiental da população.”
O prefeito Rodrigo Sacuno destacou a importância da parceria e da iniciativa:
“Naviraí tem um compromisso real com o futuro, e isso passa também pela educação ambiental. Projetos como o ‘Olho D’Água’ despertam nas nossas crianças e jovens o senso de cuidado com a natureza, fortalecendo uma cultura de respeito e preservação. É uma alegria para nossa gestão apoiar uma ação tão inovadora e educativa.”
Educação, arte e cidadania
Em sua quarta edição, o “Olho D’Água” já percorreu diversos estados do Brasil, encantando o público e inspirando práticas sustentáveis. Em Naviraí, o projeto chega para reforçar o compromisso da gestão municipal com a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável.
SERVIÇO
- Local: Biblioteca Municipal Arandu (em frente ao Lions Clube)
- Datas: 5 a 8 de novembro
- De quarta a sexta-feira (5 a 7/11): atendimento a turmas agendadas da rede pública de ensino
- Sábado (8/11):
15h às 19h – Exposição e Realidade Virtual
19h – Exibição de Cinema - Entrada gratuita
Mais informações
- www.olhodagua.art.br
- Instagram: @expo_olhodagua
- Facebook: facebook.com/expoolhodagua


Fonte: Assessoria de Imprensa


