Na tarde desta segunda-feira (3), os estudantes do 2° ano A e B, das professoras Elisete Nascimento Almeida e Vanilza Sanches, que estudam na Escola Municipal de Tempo Integral Tancredo Neves, participaram de uma importante palestra sobre resíduos sólidos. A atividade faz parte da disciplina de Horticultura e, na ocasião, os alunos visitaram a Cooperativa de Trabalho de Catadores de Material Reciclável (COOPERCI). Coube à bióloga do município, Sirlei Costa Souza, falar sobre a importância de separar os resíduos sólidos nas residências e destacar que a educação ambiental é o melhor caminho para conscientizar as pessoas sobre o descarte correto do lixo.
Além da importância da separação dos resíduos, a bióloga Sirlei ressaltou a relevância do resíduo orgânico na separação e as formas como pode ser utilizado, tendo em vista que esse tema visa abordar a reciclagem com foco na conscientização ambiental e na sustentabilidade.
A separação do lixo orgânico e reciclável é fundamental para a sustentabilidade ambiental, pois facilita a reciclagem de materiais, reduz o volume de resíduos enviados para aterros, diminui a contaminação e economiza recursos naturais. No caso da horticultura, o lixo orgânico devidamente separado pode ser transformado em adubo (compostagem), enquanto os materiais recicláveis, como garrafas PET, podem ser usados para separar os canteiros.




Fonte: Imprensa oficial





