Na sessão ordinária realizada na noite de 03 de novembro de 2025, os vereadores da Câmara Municipal de Iguatemi analisaram e aprovaram importantes proposições voltadas ao interesse da comunidade, com destaque para o Projeto de Lei nº 003/2025, de autoria do Legislativo Municipal, que declara de utilidade pública municipal a Associação de Profissionais de Rodeio de Iguatemi – MS.
A proposta, de iniciativa do vereador Agnaldo Santos Souza, reconhece oficialmente a entidade como de relevância social, cultural e esportiva, permitindo que possa receber recursos públicos, subvenções e firmar parcerias com o poder público para o desenvolvimento de suas atividades.
A Associação de Profissionais de Rodeio de Iguatemi – MS, fundada em 19 de junho de 2023, é uma organização civil sem fins lucrativos, sediada na zona rural do município, que tem como objetivo fomentar o desenvolvimento físico, mental, educacional e social de jovens, crianças e adultos por meio da prática de montarias e atividades culturais relacionadas ao rodeio.
A entidade também atua de forma filantrópica e educativa, acompanhando o desempenho escolar dos participantes e promovendo ações de inclusão social e incentivo à educação e ao esporte.
Com a aprovação do projeto, a associação passa a ter o reconhecimento legal necessário para acessar programas de fomento e apoio institucional, fortalecendo suas ações em benefício da juventude e da cultura local.

Outras matérias apreciadas na sessão
Durante a mesma sessão, os vereadores também aprovaram as seguintes proposições:
- Indicação nº 029/2025, de autoria do vereador Agnaldo Santos Souza, solicitando ao Executivo Municipal e à Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura que seja instalado um redutor de velocidade nas proximidades da Marcenaria do Vando, na Rua Octaviano dos Santos, nº 165. A medida visa aumentar a segurança de pedestres e motoristas que trafegam pela via.
- Indicação nº 010/2025, de autoria do vereador José Carlos dos Santos, requerendo o encaminhamento de ofício ao Executivo Municipal e aos deputados estaduais Mara Caseiro, Lídio Lopes e Renato Câmara, solicitando estudo para inclusão do queijo na merenda escolar da rede municipal e estadual de ensino. A proposta busca diversificar a alimentação dos estudantes e valorizar a produção local de laticínios.
- Requerimento nº 001/2025, de autoria do ex-vereador Ricardo Ribeiro de Souza, solicitando alteração na destinação dos recursos de emenda impositiva de sua autoria, possibilitando melhor adequação dos valores às demandas atuais do município.

A sessão foi marcada pelo comprometimento dos parlamentares com o desenvolvimento local e a valorização das iniciativas comunitárias, reforçando o papel do Legislativo como elo entre a população e o poder público.


