30.5 C
Amambai
terça-feira, 4 de novembro de 2025

Heliomar Klabunde toma posse como prefeito hoje à noite em Paranhos

Sessão solene de posse está prevista para acontecer às 19h no plenário da Câmara Municipal.

Vilson Nascimento

Uma sessão solene prevista para acontecer às 19h desta terça-feira, dia 4 de novembro, no plenário da Câmara Municipal local, vai marcar a posse do produtor rural e empresário Heliomar Klabunde (MDB) como prefeito e do também produtor rural e empresário, Alfredo Soares, também do MDB, como vice-prefeito, em Paranhos.

Heliomar Klabunde toma posse como prefeito hoje à noite em Paranhos

Heliomar Klabunde havida sido eleito prefeito, em Paranhos em 2024 com 3.609 votos contra 3.470 votos do então prefeito Donizete Viaro (PSDB) que disputava a reeleição. Ele chegou a ser diplomado pela Justiça Eleitoral, mas teve o registro da candidatura cassado sob alegação de estar inelegível por conta de supostas irregularidades na prestação de contas do extinto Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) em sua estão anterior.

Por conta disso, em 1º de janeiro deste ano o então presidente da Câmara Municipal local, vereador Hélio Acosta (PSDB), assumiu a prefeitura como prefeito interino e mesmo ainda havendo grau de recurso em prol a Heliomar Klabunde, uma nova eleição foi marcada pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral), ocasião em que Hélio Acosta foi eleito prefeito, o que o levou a, em abril de 2025, renunciar a vereança para assumir o cargo de prefeito.

Em julgamento no STF (Supremo Tribunal Federal) nesse mês de outubro, a última instância da justiça brasileira, por 4 votos a 1, a segunda turma da Suprema Corte deu provimento ao recurso apresentado por Heliomar Klabunde através de seus advogados, dando ao ex-prefeito, que já governou Paranhos por dois mandatos, o direito a assumir a prefeitura em decorrência de sua vitória nas urnas nas eleições de 6 de outubro de 2024.

O TRE-MS foi notificado por meio de documento, da decisão do Supremo Tribunal Federal pelo presidente da 2ª Turma, ministro Gilmar Mendes e a posse de Heliomar Klabunde como prefeito de Paranhos foi marcada pelo Poder Legislativo Municipal local, para a noite desta terça-feira, dia 4 de novembro.

Com a decisão do STF, a eleição suplementar realizada em abril deste ano foi cancelada e Hélio Acosta, que havia renunciado ao cargo de vereador para assumir o cargo de prefeito, deverá ficar sem mandato.

Alfredo Soares, que também foi eleito como vice-prefeito de Hélio Acosta na eleição suplementar de abril deste ano, agora assumirá novamente o cargo de vice-prefeito ao lado de Heliomar Klabunde por ter sido o candidato a vice dele na eleição de 2024.

Em 2020 Heliomar Klabunde já havia vencido as eleições em Paranhos, na ocasião disputando sub-judice, mas também teve o registro da candidatura cassado em virtude da mesma condição de inelegibilidade descrita acima, supostas irregularidades na prestação de contas do extinto PETI.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 04 de novembro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete