Ao abrir a etapa estadual da Jornada Nacional de Inovação da Indústria, nesta quinta-feira (23/10), o diretor de sustentabilidade da Fiems, Robson Del Casale destacou a presença de empresários no evento para fomentar o uso da inovação no dia a dia das empresas. O evento, realizado no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande, teve como objetivo promover diálogos e experiências inspiradoras em todo o país nas áreas da transição ecológica e digital da sustentabilidade dos negócios.
“É muito importante que a Federação receba essa jornada, porque tudo o que será discutido aqui irá refletir diretamente nas indústrias. Em especial com o tema da transição ecológica, que tem tudo a ver com o nosso Estado, com as práticas do ente governamental e com o que tem feito a iniciativa privada”, disse Del Casale.

Promovida pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) e pela MEI (Mobilização Empresarial pela Inovação), em parceria com o Sebrae, a Jornada é um movimento itinerante que percorre os 27 estados brasileiros.
Em Mato Grosso do Sul, o evento reuniu empresários, pesquisadores, representantes governamentais e lideranças do ecossistema de inovação em uma série de painéis e workshops sobre ecossistemas de inovação e transição energética.
O superintendente de projetos de inovação da CNI, Carlos Alberto Bork, falou sobre o propósito do evento. “O objetivo dessa jornada é que a gente escute a indústria em relação a temas que podem ajudá-las a crescer e se desenvolver com maior facilidade. Muitas coisas relevantes acontecem em Brasília, voltadas para a tecnologia, inovação, fomento, financiamentos. Queremos saber se essas informações estão chegando à indústria, ao nosso cliente principal”, afirmou Bork.
A Jornada Nacional de Inovação da Indústria começou em julho de 2025 e seguirá até março de 2026, quando apresentará os resultados no 11º Congresso de Inovação da Indústria. Cada etapa estadual contribui para compor um grande retrato da inovação brasileira, revelando soluções e talentos que fortalecem a competitividade e a sustentabilidade da indústria.






