Mato Grosso do Sul, por meio da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (AGEMS), foi destaque no ESG Summit Brazil 2025, realizado em São Paulo nesta terça-feira (21), um dos mais importantes fóruns do país voltados à sustentabilidade, inovação e governança. O evento reuniu lideranças do setor público e privado, investidores e especialistas para debater o papel do Brasil na agenda climática global e os caminhos para uma economia mais verde, justa e competitiva.
A AGEMS, representada pela diretora de Inovação e Relações Institucionais, Rejane Monteiro, apresentou os avanços do ambiente regulatório na agenda ESG e compartilhou as experiências da regulação sul-mato-grossense em iniciativas que unem tecnologia, sustentabilidade e desenvolvimento regional.
Durante o encontro, foram debatidos temas como finanças climáticas, transição energética, segurança alimentar, inovação tecnológica e impacto social, consolidando o Summit como um espaço de construção de soluções para os desafios contemporâneos do país.
No palco desse diálogo nacional, a AGEMS foi reconhecida como exemplo de inovação regulatória e de governança pública comprometida com os princípios ESG, destacando-se entre as experiências que unem crescimento econômico, preservação ambiental e inclusão social.
Pela relevância das ações apresentadas e pela consistência da agenda sustentável e regulatória desenvolvida no Estado, a AGEMS foi oficialmente convidada para ser uma das sedes do ESG Summit Brazil 2026, consolidando Mato Grosso do Sul como referência nacional em inovação regulatória e sustentabilidade.
Entre os destaques da participação sul-mato-grossense esteve a apresentação do projeto Flor Solar, iniciativa pioneira que simboliza a transição energética e a educação ambiental, e que foi apontada como uma das grandes iniciativas da edição 2025, no evento que encerrou a fase preparatória para a COP30.
A Flor Solar integra energia limpa, impacto social e educação ambiental, levando conhecimento sobre sustentabilidade para milhares de estudantes e visitantes. O projeto, fruto de uma parceria estratégica com a concessionária de energia Energisa e da atuação inovadora da regulação sul-mato-grossense, tornou- se um símbolo da economia de baixo carbono e do novo modelo de regulação pública orientada para resultados e transformação social.
O reconhecimento da atuação da AGEMS no ESG Summit reforça o protagonismo de Mato Grosso do Sul, um estado que cresce o dobro da média nacional e trilha um caminho sustentável, preservando seus três biomas: Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica. Com metas de neutralidade de carbono até 2030, o Governo do Estado vem adotando instrumentos modernos como o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), incentivos fiscais à industrialização sustentável e políticas que fomentam a geração de energia e combustíveis verdes.
Para o presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis, o reconhecimento da agência no vento é resultado de um trabalho coletivo, baseado em inovação, planejamento e compromisso com o futuro. “Mato Grosso do Sul tem mostrado ao Brasil que é possível crescer preservando. Esse destaque no ESG Summit é fruto de uma política pública moderna, construída com diálogo, inovação e responsabilidade”, pontua.
A diretora Rejane Monteiro destacou que o protagonismo alcançado pela AGEMS é reflexo de uma visão que alia técnica, propósito e sensibilidade social. “Mais do que regular serviços, estamos regulando o futuro. Cada projeto que nasce na AGEMS tem o compromisso de transformar vidas, impulsionar o desenvolvimento regional e inspirar novas formas de fazer gestão pública com propósito e impacto real.” Mato Grosso do Sul cresce, preserva e transforma.