Vilson Nascimento
Pensando em maior inclusão e na melhoria da qualidade de ensino para esse público, a vereadora Ligia Borges (PP) formalizou pedido ao Executivo Municipal, pela aquisição de livros pedagógicos e materiais didáticos específicos voltados para crianças com Transtorno do Espectro Autista, para utilização nas unidades da rede pública municipal de ensino, em Amambai.
O pedido, destinado ao prefeito do município, Sérgio Diozébio Barbosa, foi formalizado por meio de indicação parlamentar apresentada pela parlamentar durante a sessão da Câmara Municipal de Amambai realizada na manhã dessa segunda-feira, dia 20 de outubro.
Ao justificar o pedido Lígia Borges, que é pós-graduada em educação especial, enfatizou que a indicação tem como objetivo fortalecer a política de inclusão educacional no município, garantindo que crianças com Transtorno do Espectro Autista, o chamado TEA, tenham acesso a recursos pedagógicos adequados às suas necessidades específicas de aprendizagem.
“O uso de livros adaptados e materiais especializados contribui de forma significativa para estimular habilidades de comunicação, atenção, interação social e linguagem, aspectos que muitas vezes exigem abordagens diferenciadas. Histórias sociais, livros com pictogramas, linguagem visual clara e recursos táteis ajudam as crianças a compreender melhor rotinas, emoções e comportamentos, promovendo autonomia e segurança emocional no ambiente escolar”, disse a vereadora.
Lígia Borges também ressaltou que investir em livros voltados para alunos com TEA é investir na construção de uma rede de ensino mais justa, empática e acessível, garantindo, segundo ela, que a inclusão seja uma realidade efetiva nas escolas de Amambai.

