30.3 C
Amambai
sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Caarapó e Maracaju: Temporal que derrubou árvores e placas, tombou até caminhão no interior

Árvores foram arrancadas e estruturas urbanas foram danificadas durante a tarde desta quinta-feira

O forte temporal que atingiu Caarapó, a 274 km de Campo Grande, na tarde desta quinta-feira (16), provocando uma série de estragos, também atingiu Maracaju, onde um caminhão foi tombado pela força do vento.

A força dos ventos surpreendeu moradores e exigiu ação imediata da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros. Árvores foram arrancadas e estruturas urbanas foram danificadas, deixando rastro de destruição, mas, felizmente, sem vítimas.

Na Praça Central, em Caarapó, duas árvores foram arrancadas pela raiz, enquanto no Jardim Aprazível, algumas caíram sobre a rede elétrica, interrompendo o fornecimento de energia na região. A praça do Bairro Vival dos Ipês também foi afetada, com árvores atingindo parte da estrutura do local.

O impacto da ventania foi sentido até na área central, onde uma porta de vidro estourou na entrada de um condomínio. Já na Avenida Dom Pedro II, uma placa de identificação comercial foi arrancada pela força do vento. Uma das situações que mais chamou atenção foi registrada em um supermercado, cuja estrutura de cobertura foi danificada. Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ouvir testemunhas relatando que o vento entortava as tesouras metálicas da cobertura, gerando grande preocupação.

Caarapó e Maracaju: Temporal que derrubou árvores e placas, tombou até caminhão no interior
Árvore foi arrancada pela raiz em Caarapó. (Foto: Caarapó News)

Apesar dos danos, o Corpo de Bombeiros informou que não houve feridos. A principal ocorrência atendida foi a queda de um fio de energia elétrica, solucionada de forma rápida. Equipes da Prefeitura seguem mobilizadas, realizando a limpeza de ruas, remoção de árvores e galhos, e monitorando os locais afetados para garantir segurança à população.

Segundo a prefeita da cidade, Maria Lourdes Portugal, casas foram destelhadas. “Graças a Deus ninguém ficou ferido e só tiveram danos materiais. Nossa equipe já está dando suporte. O problema não foi a chuva, foram os ventos muito fortes. Teve falta de energia, mas que foi restabelecida dentro de uma hora pela Energisa”, disse a gestora.

Em Maracaju, o temporal chegou no fim da tarde e também assustou os moradores. A chuva veio acompanhada de ventania forte e provocou o tombamento de um caminhão, que sofreu danos consideráveis. A instabilidade foi rápida, mas intensa, e também causou queda de árvores.

Esses eventos climáticos estão diretamente relacionados à atuação de um sistema de instabilidade que afeta todo o Mato Grosso do Sul. A previsão do tempo indica que o calor intenso dos últimos dias dará lugar à chegada de uma frente fria de origem polar, responsável pela mudança no padrão climático do Estado.

Nesta sexta-feira (17), o tempo deve começar firme, mas entre a tarde e a noite há previsão de pancadas de chuva, tempestades com raios, rajadas de vento e até possibilidade de granizo, principalmente nas regiões sul e cone-sul. Em Campo Grande, os termômetros variam entre 22°C e 35°C, enquanto no Pantanal e região sudoeste as máximas podem chegar a 41°C. Os ventos, por sua vez, podem ultrapassar os 60 km/h.

Caarapó e Maracaju: Temporal que derrubou árvores e placas, tombou até caminhão no interior
Outra árvore que caiu em rede elétrica na cidade de Caarapó. (Foto: Direto das Ruas)

Já a partir de domingo, o cenário muda de forma mais acentuada. A frente fria avança e a temperatura despenca de forma atípica para o mês de outubro. A mínima pode chegar a 12°C em algumas cidades do sul do Estado, enquanto a capital pode registrar máxima de apenas 22°C. A partir daí, o tempo tende a se estabilizar na região centro-sul, embora ainda haja chance de chuva em outras áreas.

Com a previsão de novas tempestades, a Defesa Civil orienta a população a ficar atenta aos alertas meteorológicos, evitar áreas de risco e acionar os serviços de emergência em caso de necessidade.

Fonte: Dayene Paz/Campo Grande News

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 17 de outubro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete