Os caminhos profissionais de diversas áreas de atuação estão em constante mudança, e não é diferente com a enfermagem. Tradicionalmente, pessoas com essa formação atuam em áreas hospitalares auxiliando médicos, mas na atualidade já é possível traçar outras rotas profissionais de cuidados com mais autonomia e inovação.
A enfermagem está em constante expansão e abre portas para o empreendedorismo, no qual os profissionais reinventam sua atuação. Com a crescente demanda por cuidados personalizados, o enfermeiro tem a chance de explorar novas oportunidades de negócio que unem conhecimento técnico e gestão empresarial.
O que é empreender?
Empreender é o ato de desenvolver um plano para oferecer produtos ou serviços que atendam à necessidade do mercado. Identificar uma oportunidade de negócio é o primeiro passo para iniciar um empreendimento. Além disso, envolve organizar recursos, administrar, tomar decisões estratégicas e assumir riscos financeiros para viabilizar o empreendimento.
O objetivo principal é gerar lucro com habilidades de gestão e inovação, sempre se adaptando às mudanças do mercado. Além disso, empreender exige planejamento contínuo e uma boa gestão de marketing para divulgar e fazer crescer o negócio.
O que um enfermeiro pode fazer para empreender?
Para empreender na enfermagem, o profissional deve combinar a expertise clínica de cuidados com um atendimento personalizado que chame a atenção. Assim, é preciso identificar necessidades de saúde não contempladas pelo sistema tradicional e apostar em serviços diferenciados para se posicionar no mercado.
Além disso, uma boa opção é investir em capacitação com cursos de empreendedorismo, inovação na área da saúde e estudar para desenvolver projetos eficientes. Quem deseja trilhar esse caminho precisa de uma base sólida, e a formação em enfermagem é o ponto de partida essencial para adquirir conhecimento técnico e credibilidade no mercado.
Ideias de negócios para enfermeiros
- Cuidados domiciliares: atendimento personalizado para pacientes idosos, portadores de doenças crônicas ou em recuperação.
- Consultoria em saúde: orientação para empresas, escolas ou comunidades sobre prevenção, hábitos saudáveis e primeiros socorros.
- Clínicas de saúde integrada: criação de ambientes que unem enfermagem, fisioterapia e outras terapias para atendimento completo.
- Telenfermagem: atendimento remoto, acompanhamento de pacientes e consultas online.
- Enfermagem estética: especialização em procedimentos estéticos, como drenagem, peeling, micropigmentação e outros.
- Cuidado para bebês e crianças: profissionais para cuidado de recém-nascidos, aplicação de medicamentos e tratamento de crianças enfermas.
Quais serviços um enfermeiro pode oferecer?
Enfermeiros podem oferecer vários serviços voltados para qualidade de vida e saúde preventiva, como:
- monitoramento de enfermos e administração de medicamentos em domicílio;
- acompanhamento de pacientes com doenças crônicas e suporte a cuidadores;
- aplicação de vacinas;
- manejo do diabetes e cuidados com a obesidade;
- avaliação de cuidados personalizados para indivíduos ou grupos.
Dessa forma, o empreendedorismo é a ponte para profissionais que desejam ampliar a atuação com inovação e atender a demandas diversas do mercado atual. O enfermeiro pode criar um novo modelo de cuidado que conta com acessibilidade e humanização.
Fonte: Assessoria