2009-06-17 12:19:00
As lideranças indígenas do município de Juti estão cobrando da Polícia Federal e do Ministério Público Federal agilidade na investigação das mortes de quatro lideranças indígenas. A informação é do índio Anastácio Peralta que está em Dourados divulgando a situação dos moradores da chamara “Terra Indígena Takuara”.
Peralta disse que recentemente foi realizado um Aty Guassu em Juti quando foi definida a estratégia de luta dos indígenas que estão denunciando a violência que os índios vêm sofrendo. As lideranças estão fazendo visitas à FUNAI (Fundação Nacional do Índio), Ministério Público e Assembléia Legislativa para reivindicar urgência na demarcação das terras indígenas.
Conforme documento elaborado durante o Aty Guassu, as lideranças indígenas cobram a conclusão do inquérito sobre a morte de Julita Lopes, de 73 anos de idade que foi assassinada em janeiro de 2007. As lideranças também pedem a apuração das mortes de Ortiz Lopes e Osvaldo Lopes.
Anastácio Peralta afirmou que “a nossa arma é a nossa boca” e “estamos em guerra” pela conquista de terra e por justiça para os povos indígenas Kaiowa e Guarani de Mato Grosso do Sul.








