O diretor de Sustentabilidade da Fiems, Robson Del Casale, participou, nesta terça-feira (30/09), da Pré-COP30 – Bioma Pantanal. Realizado no Auditório da Faculdade Insted, em Campo Grande, o evento é uma etapa preparatória para a COP30, reunindo atores estratégicos para discutir o papel do Pantanal na agenda climática global, fortalecendo compromissos e articulação entre entes subnacionais, setor privado e sociedade civil.
O evento tem como objetivo articular compromissos, promover debates técnicos e políticos e fortalecer a governança climática com ênfase no Bioma Pantanal.
Para Del Casale, é fundamental a participação da indústria na discussão. “É a partir daqui que se criam as políticas públicas que impactam diretamente o setor produtivo. A Fiems estará presente na COP30 e tem atuado na construção dessas políticas por entender a importância da preservação do meio ambiente e sobretudo da produção sustentável e consciente. Na COP, nós pretendemos levar três cases de boas práticas de indústrias aqui do Estado, com foco na economia circular, mas que têm um papel fundamental na preservação do meio ambiente”. A COP30 será realizada em novembro, em Belém do Pará.

Segundo o governador Eduardo Riedel, o Pantanal é um bioma brasileiro e mundial, e é necessário entender o peso disso. “No Pantanal, temos trabalhado a preservação da biodiversidade com a gestão do território e a remuneração do produtor, o que inverte toda lógica, ante uma política, até então, só punitiva por parte do Estado. Criamos um ambiente que valoriza o ativo ambiental, de forma que gera receita. Esse conjunto de ações está nos levando a uma situação onde a gente pode dialogar com todos”.
