Nos dias 15 e 16 de setembro, profissionais da saúde de Amambai participaram de uma capacitação sobre o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), sistema do Ministério da Saúde que reúne e atualiza informações essenciais para o atendimento à população. Os cursos foram realizados na sala de informática da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico.
A formação foi organizada de forma setorizada, contemplando diferentes categorias: médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, recepcionistas, vacinadores, equipes multidisciplinares (fonoaudiólogas, nutricionistas, psicóloga), profissionais do CAPS e agentes comunitários de saúde – estes últimos em duas turmas de 40 participantes cada.
De acordo com a coordenação, o modelo adotado proporcionou um melhor aproveitamento, já que cada grupo pôde aprofundar o aprendizado de acordo com sua área de atuação.
O curso foi ministrado pelo Dr. Cristiano Almeida, médico formado pela Escola de Medicina da Faculdade Souza Marques (RJ), com residência em Medicina de Família e Comunidade. Ele tem ampla experiência como preceptor e coordenador de programas de residência médica em diferentes estados e atualmente é coordenador da Residência de Medicina da Família e Comunidade em Dourados pelo CEE/Fiocruz, além de atuar como consultor técnico da ADESO – Agência de Desenvolvimento Econômico e Social.
Para o secretário municipal de Saúde, Dr. Alessandro Godoi, a iniciativa representa um avanço importante. “O Prontuário Eletrônico do Cidadão é uma ferramenta que melhora a organização das informações, dá mais agilidade no atendimento e fortalece a qualidade da assistência. Essa capacitação é fundamental para que nossas equipes utilizem o sistema de forma cada vez mais eficiente, beneficiando diretamente a população de Amambai.”, explica o secretário.
Com essa iniciativa, a Secretaria Municipal de Saúde reforça o compromisso de investir na qualificação contínua dos profissionais e na modernização dos serviços, garantindo mais eficiência e humanização no cuidado à população de Amambai.











Fonte: Secom/Prefeitura de Amambai