Mulheres de Miranda, Sonora, Vicentina, Jaraguari, Bandeirantes e Sidrolândia participaram neste sábado (13) de um mutirão de mamografias realizado pelo Grupo Onça Pintada (GOP), em Campo Grande.
A iniciativa nasceu de um pedido do deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), fundador e padrinho do grupo, e contou com o apoio do governador Eduardo Riedel, da primeira-dama Mônica Riedel, além das prefeituras e lideranças locais.

O atendimento começa nos municípios, onde a equipe multidisciplinar do GOP leva consultas e exames de ultrassonografia. Depois, as pacientes são encaminhadas para a sede da instituição, onde realizam a mamografia e passam por avaliação com médico especialista. A grande vantagem é que elas já voltam para casa com o laudo em mãos, garantindo mais agilidade e segurança no acompanhamento da saúde.
Com 25 anos de história, o Grupo Onça Pintada já transformou a vida de mais de 85 mil mulheres e realizou mais de 800 cirurgias. Para Paulo Corrêa, cada mutirão é a prova de que prevenção salva vidas.
“O GOP nasceu de uma dor pessoal e se transformou em missão. São 25 anos cuidando das mulheres de Mato Grosso do Sul, levando exames e esperança para quem muitas vezes não teria acesso. O câncer de mama, quando diagnosticado cedo, tem grandes chances de cura. Por isso, cada mamografia realizada significa futuro, família e vida preservada”, destacou.

A ação contou também com a participação da vereadora Lurdinha, de Vicentina, que aproveitou para fazer o exame. “É rápido, tranquilo e faz toda a diferença na saúde das mulheres. Quero agradecer ao deputado Paulo Corrêa por viabilizar essa ação e ao governador Eduardo Riedel por abraçar essa causa”, disse.
A paciente Edna Santos reforçou a importância do autocuidado e deixou um recado para outras mulheres: “Não tenham medo. Façam o exame todos os anos. Isso pode salvar nossas vidas”.