Com 863 supermercados ativos e 27 hipermercados e faturamento que superou os R$ 5,3 bilhões no ano passado, o setor supermercadista sul-mato-grossense está mostrando toda a sua competitividade e força na SuperAmas 2025. Realizado pela AMAS (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados) e Sindsuper (Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios), o evento teve início ontem e vai até amanhã (11), no Bosque dos Ipês, reunindo as principais empresas do varejo de alimentos e seus fornecedores.

O governador Eduardo Riedel participou da abertura da feira e destacou o apoio ao segmento que gera quase 25 mil empregos e contribui para a economia regional.
“A busca pelo crescimento do Estado passa pela parceria com o setor privado, ninguém faz nada sozinho. Sempre estamos atrás de resultados positivos, em uma ação conjunta com a sociedade. Temos que agradecer aos empresários que acreditam no Mato Grosso do Sul e ajudam a alavancar nossa economia. Nós vamos lutar até o final para não aumentar um real de imposto para garantir competitividade para o Estado”, afirmou o governador.
O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) Jaime Verruck, participou da solenidade e destacou a relevância da feira, que reúne empresários, fornecedores e profissionais do setor, consolidando-se como um dos maiores encontros do varejo sul-mato-grossense. Ele também visitou os estandes, conheceu produtos e serviços e conversou com os empresários. Também estiveram presentes pela Semadesc, os secretários-executivos de Qualificação Profissional, Esaú Aguiar e de Desenvolvimento Econômico, Rogério Beretta.

“A feira, que já demonstra grande procura, superou as expectativas de espaço, com muitos interessados, especialmente da indústria local e de pequenos empresários, todos buscando oportunidades de negócios com supermercados. Tenho que destacar a relevância dos supermercados para o Estado, especialmente na geração de empregos, sendo um dos maiores empregadores de mulheres em Mato Grosso do Sul, um ponto crucial”, enfatizou.
A feira está na 32° edição e conta com a presença de varejistas dos ramos de supermercados, hipermercados, atacarejos, mercearias, mini mercados, bares e restaurantes, hotéis, padarias, laticínios e doces, açougues e peixaria, perfumaria e higiene, bebidas, tabacarias e conveniências, além do setor de hortifruti e outros produtos alimentícios.
A programação inclui palestras e painéis com empresários renomados do Estado, que ajudaram e contribuem para o desenvolvimento do setor. Também haverá visitas técnicas para os associados e outras ações voltadas ao segmento.

“Estamos muito orgulhosos de realizar esta edição de 2025, que já é um sucesso. Cada nova edição recebemos o desafio de torná-la cada vez melhor, trazendo inovações, novidades e oportunidades de muito conhecimento. Temos que agradecer nossos expositores e patrocinadores, que mais uma vez acreditaram neste projeto. Este é um setor que gera empregos e bem-estar para sociedade, em um segmento cada vez mais forte”, afirmou o presidente da AMAS, Denyson Prado.
Participação

A Semadesc, por meio da Sequalit, participa com estande próprio, levando programas de qualificação e trabalho voltados ao segmento, com destaque para o MS Qualifica.
“O Governo do Estado, por meio da Semadesc e sua equipe, está presente, oferecendo o “MS Qualifica Mais”, um programa que visa conectar supermercados, vagas de trabalho e qualificação profissional, além de atrair novos investimentos para o estado. “Acreditamos que o desenvolvimento se dá através do setor privado, com a expansão do comércio e dos serviços. Parabenizamos a Amas, nossa entidade representativa dos supermercados, por esta iniciativa que impulsiona o progresso, gera empregos e promove a integração entre o varejo, o atacado e a indústria sul-mato-grossense”, concluiu.
Fonte: Rosana Siqueira, da Semadesc