Vilson Nascimento
Com cem por cento de aproveitamento na fase realizada nesse sábado, 30 agosto, no Estádio Municipal José Betiatte, em Paranhos, Tacuru avançou para a terceira fase da competição estadual na Série-A e segue firme na busca pelo bicampeonato da Copa Assomasul de Futebol, em 2025.
A equipe do município administrado pelo prefeito Rogério Torquetti estreou na fase nesse sábado, em Paranhos, vencendo Rio Brilhante pelo placar de 2×1 e na segunda partida bateu Itaporã por 1×0, se classificando em primeiro lugar.
A outra vaga direta da fase na cidade da fronteira com o Paraguai ficou com a equipe de Mundo Novo. O time do município administrado pela prefeita Rosaria de Fatima Ivantes Lucca Andrade estreou batendo Itaporã pelo placar 2×0.
Na segunda partida o time da cidade do extremo sul do Estado empatou em 2×2 com os donos casa, Paranhos, no tempo normal de jogo e venceu nas cobranças de penalidade pelo placar de 10×9.
Jogando em casa a equipe de Paranhos, município administrado pelo prefeito Hélio Acosta, estreou aplicando uma das maiores goleadas da Série-A da Copa Assomasul 2025 até agora, um impressionante 9×0 sobre Rio Brilhante, mas com a derrota nos pênaltis para Mundo Novo, ficou na terceira colocação na etapa, com três pontos e espera agora pelo final da segunda fase para saber se segue na competição, já que dois terceiros lugares com melhor campanha entre os quatro terceiros das quatro etapas da Série-A na segunda fase, terão vaga garantida na fase seguinte.
Na Copa Assomasul a vitória no tempo normal de jogo garante três pontos. No caso de empate o vencedor nos pênaltis soma um ponto e o time perdedor fica sem pontuar.
Com os resultados registrados em campo nesse sábado (30) no José Betiatte, em Paranhos, Tacuru se classificou em 1º lugar com 6 pontos, Mundo Novo ficou em 2º com 4 pontos e Paranhos em 3º com três pontos. Itaporã e Rio Brilhante não somaram ponto, mas Itaporã ficou em 4º na fase por ter sando negativo de gol menor que Rio Brilhante.
A etapa da Copa Assomasul nesse sábado teve na solenidade de abertura uma apresentação especial da Banda Musical Ariel Moraga, que é de Paranhos, mas é referência em todo o Estado, em Mato Grosso do Sul, além da fala das autoridades.
Entre as autoridades presentes estavam o prefeito de Paranhos, Hélio Acosta, o vice-prefeito do município, Alfredo Soares e o vice-prefeito de Mundo Novo, Evaldo Carlos, entre outras.
O secretário de esportes, em Paranhos, Denílson Rafaíne, destacou como sucesso total a realização da fase da 21ª Copa Assomasul em seu município.

A Copa Assomasul
Considerada a maior competição de futebol amador em Mato Grosso do Sul, em 2025 a Copa Assomasul, que é promovida e organizada pela Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), que tem com presidente o prefeito de Itaquiraí, Thalles Tomazelli, é disputada por equipes compostas somente por servidores públicos, reuniu inicialmente representantes de 69 dos 79 municípios do Estado.











