20.3 C
Amambai
sábado, 10 de maio de 2025

Vice & Versa – Clesio Ribeiro

2006-12-19 09:32:00

## O cientista político e ex-funcionário público William Carvalho, 61 anos, acorrentou-se no início da tarde de ontem, segunda-feira, por cerca de 30 minutos, em frente ao gabinete do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para protestar contra o reajuste salarial de 91% (R$ 24.500) dos parlamentares.

## Carvalho disse estar indignado com a equiparação dos salários dos deputados e senadores com os dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). "Esse aumento é um absurdo e ninguém está vendo isso? Não sou eu que estou louco", afirmou. O ex-funcionário público foi levado por seguranças do Senado para prestar depoimento na Polícia Legislativa. Ainda não há informações se Carvalho sofrerá punições por seu ato.

## Deveríamos nos indignar e se preciso ir até o Congresso protestar contra essa falta de respeito. Esse pessoal (políticos do Congresso) já passou do limite faz muito tempo.

## As concessionárias de serviços públicos essenciais, como água, energia elétrica e telecomunicações, estão proibidas de interromper os serviços por falta de pagamento, conforme estabelece a Lei nº 3.311, de 15 de dezembro de 2006, publicada na edição de ontem do Diário Oficial de Mato Grosso do Sul.

## Segundo a Lei, são considerados serviços públicos essenciais à população os serviços de tratamento e abastecimento de água, captação e tratamento de esgoto, produção e distribuição de energia elétrica e telecomunicações. As concessionárias que descumprirem a lei estarão sujeitas às sanções previstas na Lei Ordinária Federal nº 8.078/90 do Código de Defesa do Consumidor.

## No entanto, a Lei deixa claro, que a proibição do fornecimento do serviço não isenta o consumidor do pagamento das contas em atraso, sendo cobradas de outras formas, desde que não prive ao cidadão a continuidade dos serviços essenciais.

## Com essa lei, as concessionárias vão ter que entrar na fila para receber as dívidas e não poderão cortar o serviço. Ou seja, vão ajuntar dois, três, dez talões de contas de energia, água e telefone, mas o serviço não poderá ser suspenso. Tomara que não sobre para os bons pagadores…

## O vereador Coconho foi eleito presidente da Câmara na noite de ontem, em sessão ordinária realizada às 19 horas. Apenas uma chapa concorreu ao pleito, como era esperado. Coconho é o novo presidente em 2007, com Anderson Manzano de vice, Gilmar primeiro secretário e Josué segundo secretário.

## Mesmo com muitas tentativas do G4 de incluir um vereador na mesa diretora, não houve espaço. O G4 diz que a vereadora Jaqueline Raymundo (PSDB) foi a principal barreira. Jaque teve o apoio do vereador Anderson Manzano para manter o grupo dos cinco fechado, e os demais Josué, Gilmar e Coconho, concordaram com a decisão.

## Então segue o acordo entre os cinco vereadores que começaram a comandar os trabalhos na Câmara Municipal. Se continuar esse acordo para o próximo ano, será a primeira vez na história da Câmara que em todos os anos um mesmo grupo dirigiu os trabalhos.

## Na sexta-feira será realizada a eleição da mesa diretora de Aral Moreira. Segundo o presidente Chico Ansilago, poderão ser apresentadas chapas até a abertura dos trabalhos que será às 9 horas da manhã.

## O presidente Chico Ansilago pretende entregar as reformas e ampliações da Câmara até o dia 29. Fechando assim seu mandato como presidente do legislativo aralmoreirense. Em Iguatemi, o novo presidente é mesmo o vereador Varico de Paula (PMDB), que obteve o apoio unânime.

## O prefeito Sergio Barbosa inaugura nesta quarta-feira, o tão esperado Corpo de Bombeiros para Amambai. Construída com recursos próprios, a unidade já entrará em funcionamento.

## Estamos a uma semana do Natal e, definitivamente esse não é um Natal como os outros. Tomara que essa semana as pessoas entrem no clima natalino e vão às compras. O comércio ficará aberto até as 20 horas a semana toda e no sábado até as 22 horas.

## Com esse calor terrível durante o dia é bem possível que os consumidores se animem em sair à noite e prestigiar o comércio local.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 09 de maio de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete