11.7 C
Amambai
segunda-feira, 25 de agosto de 2025

Escola Mitã Rory inaugura Sala de Música em homenagem a Margarida Gennari Bernardes

O espaço será utilizado para as aulas e ensaios do Projeto Musicalizando e do Coral Mitã Rory, fortalecendo a formação cultural e musical de crianças e adolescentes.

A Escola Municipal Mitã Rory viveu um momento histórico na tarde da última quarta-feira, 20 de agosto, com a inauguração oficial da Sala de Música Margarida Gennari Bernardes, o primeiro espaço desse tipo em uma escola do município de Amambai.

A solenidade de inauguração aconteceu às 14h e contou com a presença do prefeito Sérgio Diozébio Barbosa, da secretária municipal de Educação Rosemeire Medeiros Charão Barrizon, além de representantes da Missão Evangélica Caiuá, entre eles o presidente Reverendo Paulo Cesar de Souza, o vice-presidente Reverendo Geraldo Silveira Filho, o tesoureiro Carlos Bonamigo e o secretário Sérgio Paulo Nascimento. Também estiveram presentes o colaborador da escola Tato Souza, a diretora da unidade Andreia Rodrigues Ortiz de Souza, a diretora adjunta Sonia Aquino Cáceres, a professora do Coral Sebastiana Souza e o maestro Jânio Sanches.

A Sala de Música foi construída com recursos de emenda parlamentar do deputado estadual Amarildo Cruz(in memorian) e contou com a execução da obra pela Missão Evangélica Caiuá. O espaço será utilizado para as aulas e ensaios do Projeto Musicalizando e do Coral Mitã Rory, fortalecendo a formação cultural e musical de crianças e adolescentes.

Após a solenidade de inauguração, o público presente pode prestigiar apresentações artísticas do Coral Mitã Rory e do Projeto Musicalizando.

Uma homenagem à educação e ao legado de Margarida

O novo espaço recebeu o nome de Margarida Gennari Bernardes, em reconhecimento a sua trajetória de dedicação à educação e aos povos indígenas. Nascida em Araxá (MG) em 1952, Margarida formou-se em Matemática pela UFMG na década de 1970 e, posteriormente, em Pedagogia, com especialização em Educação Bilíngue.

Ao lado do marido, o reverendo Beijamim Benedito Bernardes, mudou-se para a Missão Evangélica Caiuá em 1985, em Dourados, onde dedicou 40 anos de sua vida ao ensino e à missão entre os povos Kaiowá, Guarani Nhandeva e Terena. Mesmo após a aposentadoria, permaneceu atuando na escola da missão com zelo e excelência.

Em 2024, Margarida foi homenageada com o título de Cidadã Douradense pela Câmara Municipal de Dourados. No fim do mesmo ano, mudou-se para Patrocínio (MG), vindo a falecer em fevereiro de 2025.

Fonte: Secom/Prefeitura de Amambai

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de agosto de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete