Sob a coordenação do prefeito Hélio Acosta, que acompanhou diretamente e de perto os trabalhos de socorro e apoio aos proprietários rurais e à comunidade indígena Ypo’y, a Prefeitura de Paranhos vem atuando de forma emergencial para amenizar os estragos provocados pelo forte e intenso temporal que atingiu o município na tarde desta terça-feira, 19 de agosto.
Com ventos extremamente fortes, o fenômeno natural causou grandes perdas materiais, deixando rastro de destruição em diversas regiões. Foram registradas obstruções de estradas, quedas de árvores, destelhamento e colapso de armazéns, barracões, casas, escola e maquinários agrícolas, incluindo tratores, colheitadeiras e caminhões.
A rodovia MS-295 chegou a ficar interditada por algumas horas, próximo ao Rio Iguatemi, devido à queda de árvores. A via foi liberada no início da noite com o trabalho conjunto das equipes da Prefeitura e voluntários da região.
Desde os primeiros momentos, servidores públicos, voluntários e produtores rurais se uniram para socorrer os atingidos. Nesta quarta-feira, as equipes da Prefeitura continuam atuando no apoio às famílias e propriedades afetadas. Até o fechamento desta matéria, não havia registro de feridos.
A Prefeitura reforça que, além da assistência emergencial em logística e limpeza, está realizando o fornecimento de alimentação emergencial, cobertores, roupas e calçados para as famílias em situação de vulnerabilidade.
O poder público municipal também faz um apelo à população para doações de alimentos, roupas, calçados e cobertores, de forma a contribuir com as comunidades atingidas, especialmente as indígenas.
Fonte: Redação – Pauta Geral