A pedido dos vereadores, o presidente da Câmara Municipal de Caarapó, João Paulo Farias (PP), convocou, nesta segunda-feira (11), os diretores da Sanesul para prestar esclarecimentos sobre os serviços de implantação da rede de esgoto no município de Caarapó, executados por empresas terceirizadas. A reunião aconteceu na sala da presidência e contou também com a presença da prefeita Maria Lurdes (PL) e do titular da Procuradoria Geral do Município, Thalis Antônio Correa Diniz.
Segundo João Paulo, os parlamentares vêm recebendo um número expressivo de reclamações de moradores, principalmente em relação à qualidade da execução e à logística das obras.
“Além da qualidade do serviço que deixa a desejar, as terceirizadas têm deixado valetas e buracos que ficam dias sem reparo. Isso provoca danos ao patrimônio público, gera transtornos para motoristas e pedestres e, em alguns casos, coloca em risco a segurança do cidadão”, alertou o presidente.
A situação não é exclusiva de Caarapó, outros municípios enfrentarem problemas semelhantes, e foram estabelecidos prazos máximos para fechamento de valas, fiscalização diária das obras e aplicação de multas para empresas que descumprem o contrato.
Durante a reunião, os diretores da Sanenul se comprometeram a conversar com as terceirizadas, repassando as demandas da Câmara Municipal, e avaliar a possibilidade de adotar medidas semelhantes às implementadas em outros municípios, como prazos rígidos e fiscalização mais próxima. Também foi sinalizada a possibilidade de agendar uma nova reunião com os parlamentares para acompanhamento dos resultados.
A prefeita Maria Lurdes (PL) destacou que a boa execução da rede de esgoto é fundamental não apenas para a infraestrutura urbana, mas também para a saúde pública. “A população precisa receber um serviço eficiente, rápido e seguro. Precisamos alinhar todos os setores para que problemas pontuais não prejudiquem o andamento do trabalho”, afirmou.
João Paulo afirmou que os parlamentares continuarão exercendo o seu papel de fiscalizar e cobrar soluções que garantam obras de qualidade, prazos respeitados e menor transtorno possível para os moradores.