21.9 C
Amambai
sábado, 4 de julho de 2026

Opinião: `Trem do Pantanal´ por Clesio Ribeiro

2009-05-12 08:10:00

A inauguração do Trem do Pantanal na última quinta-feira, dia 7, traz uma nova perspectiva turística para o Mato Grosso do Sul. A presença do presidente Lula e do presidente do Paraguai, Fernando Lugo, abrilhantou o evento e colocou MS no cenário nacional e internacional do turismo. O projeto completo do Trem do Pantanal prevê um percurso de 549km entre Campo Grande e Corumbá – a principal cidade do Pantanal. A indústria do turismo é, na atualidade, a atividade que apresenta os mais elevados índices de crescimento no contexto mundial. A reativação do Trem do Pantanal é uma conquista muito importante para todos nós.

Muitas vezes defendemos investimentos em nossa região Sul, e principalmente em nossos municípios próximos, como forma de alavancar o desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida da população (o que é mais que correto). No entanto, existem conquistas que, embora beneficiem diretamente uma determinada região, têm reflexos positivos para todo mundo. É o caso do Trem do Pantanal.

O Pantanal sul-mato-grossense ocupa nada menos que 25% do território do Mato Grosso do Sul que detém a maior parte do território pantaneiro, que é dividido com o Mato Grosso. O Pantanal é a maior área alagada do mundo e abriga mais de 260 espécies de peixes, 95 de mamíferos, 167 de répteis e 35 espécies de anfíbios, além de mais de 650 aves catalogadas. 

A indústria do turismo é a atividade que apresenta os mais elevados índices de crescimento no contexto econômico mundial. Movimenta cerca de U$ 3,5 trilhões anualmente (dados de 1994) e, apenas na última década, expandiu suas atividades em 57%. E dentro dessa indústria, o ecoturismo é o segmento de maior crescimento, configurando-se como uma importante alternativa de desenvolvimento econômico sustentável, utilizando racionalmente os recursos culturais e naturais, sem comprometer a sua capacidade de renovação e a sua conservação.

Mato Grosso do Sul recebe, anualmente, a visita de quase um milhão de turistas, sendo 20% vindos de outros países. As áreas mais visitadas são as regiões pantaneiras. A reativação do Trem do Pantanal é uma grande conquista para o Mato Grosso do Sul.  É uma grife turística para o Estado, e que muito nos orgulha!!

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 03 de julho de 2026

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete