17.6 C
Amambai
sábado, 4 de julho de 2026

Incra declara 2 áreas de quilombos em Mato Grosso do Sul

2009-05-08 20:06:00

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) reconheceu e declarou duas comunidades remanescentes de Quilombo em Mato Grosso do Sul. Conforme portaria assinada pelo presidente nacional do órgão, Rolf Hackbart, a primeira área reconhecida é a Comunidade Remanescente de Quilombo Chácara Buriti, em Campo Grande. Conforme relatório do engenheiro agrônomo César Augusto Afonso Drumond, a área a ser demarcada tem 43 hectares.

A segunda é o Quilombo Furnas do Dionísio, em Jaraguari, a 51 quilômetros da Capital. O imóvel, de acordo com o relatório do engenheiro agrimensor Josué Ferreira Caetano, tem 1.018 hectares. Os atos de Hackbart e os relatórios foram publicados na edição de hoje do Diário Oficial do Estado.

O Incra iniciou os trabalhos para reconhecer e declarar como área remanescente de quilombo na região de Picadinha, em Dourados. Produtores rurais da região são contra. Segundo o deputado Zé Teixeira (DEM), o imóvel foi titulado pelo Governo estadual em 1937.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 03 de julho de 2026

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete